DESTAQUE

Projeto de incentivo aos biocombustíveis será encaminhado ao Congresso

Durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira, 14/9, o presidente da República, Lula da Silva (PT) fez a assinatura de um projeto de Lei sobre o uso e as políticas públicas acerca dos biocombustíveis.

A PL ‘Combustível do Futuro’ anunciada pelo mandatário e que será analisada pelo Congresso Nacional irá criar um conjunto de ações para reduzir as emissões nocivas de gases causadores do efeito estufa, e promover a mobilidade sustentável de baixo carbono.

De acordo com o presidente, a adoção dos biocombustíveis é uma oportunidade única ao Brasil para que entre no processo de transição energética.

“O Brasil tem que decidir, não apenas em uma lei, mas decidir no nosso comportamento e na nossa vontade, se a gente quer, realmente, se transformar numa nação grande, rica e soberana. A gente pode se transformar numa coisa tão ou mais importante do que o Oriente Médio é para o petróleo, a gente pode ser para os combustíveis renováveis”, disse Lula da Silva.

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um dos signatários do projeto, a medida irá integrar as políticas públicas e atrair investimentos ao país no setor de biocombustíveis.

“Não podemos ser meros exportadores de commodities e importadores do produto já processado. Temos que investir na nossa industrialização, desenvolver a bioeconomia nacional, gerar emprego e renda para as brasileiras e brasileiros. E podemos fazer tudo isso promovendo uma descarbonização ao menor custo para a sociedade”, afirmou Silveira.

Pontos focais da iniciativa

Entre os eixos de atuação do projeto há destaques para a descarbonização da matriz energética de transportes, industrialização brasileira e incremento da eficiência dos veículos. O texto propõe ainda a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

A proposta, se aprovada sem alterações, irá instituir o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), cujo objetivo será incentivo à produção e uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), e o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), que irá fomentar o consumo do diesel verde à matriz de combustíveis do País, conforme o texto.

O PL menciona uma mudança de adição de etanol à gasolina, passando dos atuais 22% para até 30%. De acordo com o texto, tal alteração se justifica em uma estratégia para elevar a octanagem do combustível brasileiro e, por consequência, reduzir o preço da gasolina ao consumidor.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago