NOTÍCIAS

Produção de petróleo da Venezuela pode cair abaixo de 500.000 barris

A Venezuela, onde estão localizadas as maiores reservas de petróleo do mundo, poderá produzir menos de 500 mil barris de petróleo no próximo ano, em meio à crise econômica e política, disse o IHS Markit em sua análise nesta terça-feira.

As sanções impostas pelos Estados Unidos à indústria petrolífera da Venezuela não levaram a uma mudança de regime quase seis meses depois que o líder da oposição Juan Guaydo se declarou presidente interino e recebeu apoio dos Estados Unidos e de muitos outros países ocidentais.

De acordo com a IHS Markit, a indústria do petróleo na Venezuela se deteriorou tanto desde 2014 que qualquer recuperação levará muito tempo.

A prolongada crise política também significa que o regime militar e o regime de Maduro reforçarão a abordagem dos investidores estrangeiros, com quem a petrolífera estatal venezuelana PDVSA tem joint ventures para produzir petróleo pesado, diz o analista da Ford IHS, Ford Tanner.

“Espera-se que o uso oficial de hostilidade e indução para empresas estrangeiras envolvidas em exploração e produção se intensifique no contexto de uma nova fase do colapso da produção de petróleo”, disse Tanner ao Petrosolgas.

As sanções dos EUA aos diluentes que a Venezuela deveria diluir com seu petróleo pesado para o fluxo de exportação, bem como a pressão dos EUA sobre os compradores venezuelanos de petróleo, devem limitar ainda mais a produção, as exportações e as receitas de petróleo na Venezuela. Venezuela e no petróleo. Segundo Tanner, até 2020, a produção de petróleo poderá cair abaixo de 500 mil barris por dia.

No último relatório mensal do mercado de petróleo, as fontes secundárias da Opep – que o cartel considera dados oficiais de produção – indicam que a produção de petróleo na Venezuela em junho caiu em 16.000 barris por dia de maio para 734.000 barris por dia. Para comparação, a produção de petróleo bruto na Venezuela em 2017 foi em média 1,911 milhões de barris por dia.

Apesar da desaceleração econômica, as exportações de petróleo bruto e derivados de petróleo da Venezuela em junho aumentaram 26% em comparação com maio, devido a um aumento na oferta de contratos de crédito de petróleo com a China.

A Venezuela foi forçada a mudar seriamente suas rotas de exportação de petróleo e derivados no início deste ano, depois que os Estados Unidos efetivamente proibiram a importação de petróleo venezuelano para os Estados Unidos. Incapaz de exportar seu petróleo bruto para os Estados Unidos, a Venezuela está dando prioridade às entregas para a Ásia, especialmente para a China, com a qual firmou contratos de empréstimo e tem que pagar pelas entregas de petróleo da China National Petroleum Corporation (CNPC).

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago