Home NOTÍCIAS Prodemge revoluciona gestão de barragens em Minas Gerais com atualização do sistema Sigibar

Prodemge revoluciona gestão de barragens em Minas Gerais com atualização do sistema Sigibar

Prodemge moderniza Sigibar, sistema de gestão de barragens em Minas Gerais, gerando economia e facilitando a administração no estado.

by Andriely Medeiros
Prodemge moderniza Sigibar, sistema de gestão de barragens em Minas Gerais, gerando economia e facilitando a administração no estado.

A Prodemge, empresa de tecnologia do governo de Minas Gerais, concluiu a reformulação do Sistema de Informação de Gestão de Barragens (Sigibar), trazendo melhorias no design e funcionalidades. A atualização, que inclui desativação do antigo sistema, o Banco de Declarações Ambientais (BDA), promete uma economia estimada de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Com novos recursos, como a possibilidade de ativação, desativação e exclusão de cadastros, o Sigibar busca facilitar a gestão de barragens no estado, garantindo maior eficiência e transparência no processo, em conformidade com a legislação ambiental.

Sistema de gestão de barragens de Minas Gerais passa por reformulação

A Prodemge, empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais, concluiu a atualização do Sistema de Informação de Gestão de Barragens (Sigibar), trazendo melhorias importantes para os usuários. Com um design mais moderno e funcionalidades aprimoradas, como a possibilidade de ativação, desativação e exclusão de cadastros, o Sigibar busca oferecer uma experiência mais acessível e eficiente para os gestores de barragens.

A iniciativa, além de aprimorar a usabilidade do sistema, traz consigo benefícios financeiros. De acordo com Leandro Novy, supervisor da gerência de sistemas diversos da Prodemge, a desativação do antigo sistema, o Banco de Declarações Ambientais (BDA), resultará em uma economia estimada de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Além disso, foram implementados diferentes perfis de acesso para garantir a segurança e o controle de informações.

“Nesta nova versão, o gestor poderá gerir os cadastros de barragens de forma mais eficiente, conseguindo desativar, reativar e até excluir. Ainda disponibilizamos um novo módulo com o histórico do BDA, que possibilita a consulta de informações declaradas”, afirmou o especialista.

Com a nova versão do Sigibar, os gestores terão maior facilidade na administração dos cadastros de barragens, podendo desativar, reativar e até mesmo excluir registros conforme necessário. Novos módulos foram adicionados, incluindo um histórico do BDA para consulta de informações declaradas, proporcionando uma gestão mais eficiente e transparente.

Prodemge busca avançar ainda mais com o sistema Sigibar

O Sigibar foi criado em conformidade com a Lei 23.291 de 2019, que estabelece a necessidade de cadastro e classificação das barragens em Minas Gerais, de acordo com critérios de potencial de dano ambiental. Roberto Gomes, diretor de Gestão de Barragens e Recuperação de Áreas de Mineração e Indústria da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), ressaltou a importância do Sigibar como ferramenta para a gestão e tomada de decisões relacionadas às barragens no estado.

“O Sigibar existe desde 2021 e é por meio dele que são entregues os documentos referentes à gestão de barragens, que servem como base para a tomada de decisão referente ao tema no Estado”, destacou.

Anteriormente, as informações sobre as barragens eram centralizadas no Net Sisema, e os empreendedores as enviavam por meio de um formulário do Google Forms. No entanto, com a promulgação da Lei 23.291, o antigo sistema se mostrou inadequado para atender às exigências legais, tornando necessária a atualização para o Sigibar.

Apesar dos avanços alcançados, o desenvolvimento do Sigibar ainda está em curso. Roberto Gomes afirmou que o sistema está atualmente em 20% de sua capacidade ideal. Os próximos passos incluem a implementação de recursos adicionais para tornar o Sigibar mais inteligente, proporcionando uma experiência ainda melhor aos usuários e um controle mais efetivo das informações prestadas.

No entanto, a reformulação do Sistema de Informação de Gestão de Barragens representa um avanço importante para Minas Gerais, não apenas em termos de eficiência operacional, mas também em conformidade com a legislação ambiental vigente. Com uma gestão mais transparente e acessível, o governo estadual espera que o Sigibar contribua para a segurança e preservação das barragens no estado.

Veja também