Home INDÚSTRIA Primeiro Trem-Bala do Brasil: Rio-SP em 2 horas, com obras começando em 2027 e R$ 50 bilhões de investimento

Primeiro Trem-Bala do Brasil: Rio-SP em 2 horas, com obras começando em 2027 e R$ 50 bilhões de investimento

Trem-Bala Rio-SP pode ser o responsável por trazer de volta a era de ouro das viagens de trem pelo país e revolucionar o mercado brasileiro.

by Marcelo Santos
Primeiro Trem-Bala do Brasil: Rio-SP em 2 horas, com obras começando em 2027 e R$ 50 bilhões de investimento

Infelizmente, o Brasil não possui uma malha ferroviária como deveria, tampouco se desenvolveu no quesito trem-bala. Mesmo que o país tenha vivido a Era das Ferrovias entre os anos de 1987 e 1920, a era dos automóveis logo se consolidou e as ferrovias estagnaram, algo que se estendeu até os dias atuais. Porém, um novo projeto surgiu recentemente, com a expectativa de reavivar ferrovias, na criação de um trem-bala. O projeto Trem-Bala Rio-SP será o primeiro trem-bala do Brasil e a previsão de início das obras é em 2027.

Trem-Bala Rio-SP, o primeiro trem-bala do Brasil

Como o próprio nome diz, o trem-bala fará a conexão entre Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto do trem-bala foi inspirado em um grande sucesso do Japão, o trem-bala Shinkansen, que opera a uma velocidade de 300 km/h. O Governo Federal do Brasil tem o intuito de reduzir significativamente o tempo de viagem entre as duas metrópoles.

Após muitos estudos de viabilidade, o projeto do primeiro trem-bala do Brasil será finalmente tirado do papel, trazendo de volta ao país a era de ouro das viagens de trem, além de ser um salto enorme na revolução do transporte ferroviário nacional, que já se encontrava obsoleto – além de estagnado.

Além do projeto Trem-Bala Rio -SP, há outros projetos ainda em fase de estudo de viabilidade. No entanto, o projeto do Trem-Bala Rio-SP é o mais avançado em pesquisas e está em fase final de alinhamento, já com previsão de operação para 2032. Espera-se que o primeiro trem-bala do Brasil se equipare às linhas de alta velocidades encontradas na China, Espanha e França, que conseguem atingir cerca de 320 km/h.

Plano ferroviário

De acordo com a União Internacional de Ferrovias, a velocidade mínima para ser considerado um trem-bala, ou trem de alta velocidade, é de 250 km/h. O projeto idealizado aqui no Brasil não somente almeja atingir essa meta, mas sim, superá-la, com a expectativa ambiciosa de alcançar pelo menos 300 km/h.

Em meados de dezembro de 2023, com a notícia de que um financiamento robusto seria aplicado na construção do trem-bala Rio-SP, o momento parecia perfeito para anunciar o novo empreendimento brasileiro.

Contudo, era necessário passar para as pessoas que o trem-bala não seria apenas uma construção moderna e luxuosa – e cara – de um trem, mas sim, de algo que revitalizaria o setor ferroviário nacional, além de melhorar a infraestrutura de transporte.

Avaliada em R$ 50 bilhões de investimento, a construção do primeiro trem-bala do Brasil se destaca por ser uma das poucas iniciativas a serem financiadas pelo setor privado, sem qualquer dependência de fundos federais.

Método de construção do trem-bala do Brasil

Serão construídas novas estações e trilhos, para mostrar que o Brasil tem capacidade de concretizar grandes projetos, além de demonstrar seu potencial para se tornar um líder em transporte de alta velocidade na América Latina.

Métodos de construção como o box jacking, aplicado em vários projetos de trens-bala ao redor do mundo, estão sendo minunciosamente estudados para decidir qual será utilizado na construção do trem-bala Rio-SP.

O plano do primeiro trem-bala do Brasil está programado para a construção de 4 estações principais, indo de São Paulo (capital), passando por São José dos Campos, chegando em Volta Redonda, já no Rio de Janeiro e, por fim, passando por Cidade do Rio de Janeiro (capital).

Evitando atrasos na construção

Outra questão discutida foram os atrasos. Construções brasileiras, em si, já possuem fama de serem finalizadas com atraso ou de nem serem finalizadas. E no caso de construções ferroviárias, fatores como burocracia extensiva, financiamento e problemas com licenciamento ambiental são os que mais contribuem para que projetos assim nem saiam do papel.

Como exemplo, podemos citar a Ferrovia Transnordestina, onde a construção foi iniciada no ano de 2006 e tinha previsão para ser concluída e operada em 2010, levando apenas 4 anos para entrar em operação plena. No entanto, até hoje o projeto segue em construção, devido a questões de financiamento e alterações no projeto original, já que alguns anos se passaram e cada vez mais estamos diante de novas tecnologias essenciais.

Outro grande exemplo é a Ferrovia Norte-Sul, que foi projetada para facilitar o transporte de cagas pelo Brasil, mas que enfrentou uma série de atrasos em sua entrega desde o início de sua construção na década de 80. A Norte-Sul só entrou em operação décadas depois, mas só funcionava parcialmente, pois ainda não tinha sido 100% concluída.

De qualquer modo, o Trem-Bala Rio-SP provavelmente enfrentará alguns desafios, o que é algo inevitável. Contudo, com as tecnologias atuais e processos burocráticos um pouco menos demorados para serem resolvidos atualmente, é possível que o primeiro trem-bala do Brasil seja entregue em 2032 com êxito, se tornando um modelo para outros países.

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