Home ENERGIA Primeiro parque eólico offshore de grande escala do Japão entra em operação

Primeiro parque eólico offshore de grande escala do Japão entra em operação

Japão ganhará o seu primeiro grande parque de energia eólica offshore e promete revolucionar o mercado de energia limpa e renovável.

by Marcelo Santos
Primeiro parque eólico offshore de grande escala do Japão entra em operação

Nesse mês de dezembro o primeiro parque de energia eólica offshore de grande escala entrou em operação no Japão e já tem previsão para um segundo empreendimento. Mesmo que ambos os parques de energia eólica sejam pequenos e próximos à costa japonesa, são vistos e tidos como marcos, dado que o Japão vem avançando com planos para sua transição energética para utilizar apenas energia do tipo verde.

O país aumentou o seu alvo para com a energia eólica offshore, visando expandir ainda mais o seu uso de energia limpa e reduzir a dependência que o país tem com base no carvão, o qual representa atualmente quase um terço da fonte energética do Japão.

Japão aumenta uso de energia renovável e investe mais no setor renovável

No mês de outubro, o governo japonês aprovou o sexto plano estratégico de energia, o qual elevou a meta para um terço da energia produzida com base em fontes renováveis até o ano de 2030, o que pode ser descrito como um plano ambicioso por parte do governo japonês.

As metas para a energia eólica até 2030 são de 10 GW e para 2040, é provável que atinja de 30 a 45 GW. Segundo a maior investidora da Akita Offshore Wind Corporation, Marubeni Corporation, a qual faz a implantação do empreendimento, anunciou que o parque de energia eólica já iniciou suas operações comerciais, relatando que foram investido cerca de US$ 755 milhões em ambos os parques eólicos que ficam localizados a quase 300 milhas (482,8 km) a noroeste da cidade de Tóquio, no Mar japonês.

Parque eólico offshore Noshiro e Porto de Akita

O parque eólico offshore Noshiro em sua estrutura, consiste cerca de 20 turbinas eólicas de fluxo fixo de 4.1 MW cada uma delas, cada uma das turbinas possui cerca de 152 metros com imensas lâminas de 61 metros, próximo do parque a empresa Marubeni está com um projeto em desenvolvimento do parque de energia eólica do Porto de Akita, o qual será composto por 13 turbinas eólicas.

A empresa investidora Marubeni, é uma das maiores tradings do país, possuindo uma grande presença no setor de energia. A companhia estipula que as operações dos parques um triunfo, dado o cenário de energia eólica no Japão.

A pretensão da empresa é operar e manter ambos os parques em funcionamento por no mínimo 20 anos, tendo o auxílio de uma base localizada no porto de Noshiro. A companhia que presta serviços de instalação offshore Seajacks International recentemente concluiu a instalação de todas as turbinas eólicas relatadas.

Cenário da energia eólica offshore no Japão

As turbinas eólicas offshore são bem mais caras de se manter e instalar, se comparadas as turbinas eólicas estacionárias instaladas na superfície do fundo do mar, tal fator impede a instalação em maior escala até mesmo no continente europeu, local onde a energia eólica offshore já tem um exponencial muito mais elevado, e vem ganhando mais destaque nos últimos anos.

A escassez de mares rasos no Japão torna o projeto mais interessante, segundo pesquisadores, o potencial de implantação das turbinas flutuantes no país é três maior quando se tratando de área de água do que de instalações fixas offshore.

Veja também