Desde o seu lançamento, o primeiro carro elétrico da Xiaomi, o SU7, tem gerado uma grande repercussão. Com um sucesso estrondoso de vendas e uma demanda que supera as expectativas, a Xiaomi viu suas ações dispararem no mercado financeiro. No entanto, o verdadeiro destaque está na eficiência impressionante de sua produção. De acordo com Lei Jun, CEO da empresa, a fábrica responsável pela fabricação do SU7 consegue produzir 40 unidades por hora, ou seja, um carro a cada 72 segundos.
A tecnologia por trás da produção rápida do carro elétrico da Xiaomi
A rapidez na produção do carro elétrico Xiaomi SU7 é resultado direto da adoção de processos inovadores, como o gigacasting e a estampagem. Esses métodos utilizam tecnologias avançadas de materiais de liga fundida e um sistema de cluster de equipamentos sob pressão, desenvolvidos pela própria Xiaomi. A principal vantagem dessa abordagem é a criação de “grandes peças fundidas”, que combinam múltiplos componentes individuais, permitindo uma produção mais rápida e eficiente, além de ocupar menos espaço e proporcionar maior rigidez ao veículo.
Sistema de montagem 9100t
Desenvolvido em parceria com a empresa Haitian, o sistema de montagem 9100t é fundamental para a fabricação do SU7. Ocupando uma área de aproximadamente 850 m², esta máquina é responsável pela criação de toda a parte traseira do veículo em um processo que leva apenas 100 segundos, reduzindo 72 peças do processo tradicional. Com isso, a Xiaomi consegue economizar 45% do tempo de produção e reduzir o peso do veículo em 17%, o que se traduz em uma maior autonomia elétrica.
Além do sistema 9100t, a fábrica da Xiaomi conta com 60 dispositivos e 433 processos distintos no sistema de fundição sob pressão. A montagem do SU7 envolve o uso de 700 robôs e 181 robôs móveis autônomos, que contribuem para a impressionante produção de 40 unidades por hora. É importante notar que a produção de um carro a cada 72 segundos é uma média matemática e não representa exatamente o tempo de fabricação de cada unidade.
Após a fundição, a carroceria do SU7 é encaminhada para uma estação de trabalho operada por oito robôs, onde as portas são instaladas em um processo de poucos segundos. Em seguida, os veículos são levados à oficina de pintura, que utiliza um sistema de mudança rápida de cor. Esse sistema permite preencher, limpar e fornecer cada cor de tinta de forma rápida e eficiente, reduzindo o tempo de espera para apenas 40 minutos. Graças ao método order pull, a mudança de cores conforme os pedidos torna o processo ainda mais ágil, acelerando as entregas em 25%.
Finalizando a montagem de um SU7
Na etapa final de montagem, os para-brisas e a capota panorâmica do SU7 são instalados por braços robóticos automáticos. Esse processo, que leva em média 30 segundos, é significativamente mais rápido que o padrão da indústria automotiva. Em todas as fases de produção, são utilizadas máquinas equipadas com o sistema de inspeção de qualidade X-Eye, que possui uma precisão de 99,9% na detecção de defeitos de produção, garantindo a alta qualidade dos veículos.
O futuro da Xiaomi no mercado automotivo
O lançamento do carro elétrico Xiaomi SU7 marca um novo capítulo na história da empresa, tradicionalmente conhecida por seus produtos eletrônicos de consumo. A eficiência e a inovação na linha de produção não apenas posicionam a Xiaomi como um concorrente formidável no mercado automotivo, mas também demonstram seu compromisso com a tecnologia de ponta e a sustentabilidade.
Com uma demanda crescente e uma produção altamente eficiente, o futuro do Xiaomi SU7 parece promissor. A empresa continua a investir em pesquisa e desenvolvimento, visando aprimorar ainda mais seus processos de fabricação e expandir sua presença no setor de veículos elétricos. Se o sucesso inicial do SU7 é um indicativo, a Xiaomi está bem posicionada para se tornar uma líder na indústria automotiva do futuro.