DESTAQUE

Presidente da Comissão Europeia enfatiza investimentos do continente em energias renováveis

A atual presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, proferiu hoje, 13/9, na cidade francesa de Estrasburgo, o Discurso da União de 2023. O ato simbólico é realizado anualmente e reflete o posicionamento institucional aos países integrantes da União Europeia (UE) – um dos blocos econômicos mais influentes a nível global.

Sob o tema ‘Responder o Apelo da História: Concretizar Hoje, Preparar o Amanhã’, a mensagem direcionada por Von de Leyen aos deputados da Comissão faz menção, logo no início, aos anseios dos jovens por ações concretas em prol da redução dos impactos mudanças climáticas e de políticas de assistência social. O comunicado enfatiza ainda as preocupações dos cidadãos com o uso da inteligência artificial e a continuidade das guerras em território europeu – como o conflito entre Ucrânia e Rússia.

Segundo a presidente, que agradeceu o papel de liderança exercido pela Comissão que, em suas palavras, promoveu uma das transformações mais ambiciosas da UE em prol de um bloco verde, digital e geopolítica.

“Quando me dirigi a vocês em 2019, sei que alguns tiveram dúvidas. E isso antes mesmo de o mundo sofrer uma reviravolta na forma de uma pandemia mundial e de uma guerra brutal em solo europeu. Mas, vejam onde a Europa está hoje. Assistimos ao nascimento de uma União geopolítica — em apoio da Ucrânia, contra a agressão da Rússia, em resposta a uma China assertiva e com investimentos em parcerias.”, prossegue a mensagem.

Investimento em energias renováveis

O posicionamento de Ursula Von de Leyen aos deputados da Comissão Europeia destaca os resultados e avanços do ‘Pacto Ecológico Europeu’ – um plano de metas para mitigar os danos ao meio ambiente através do uso da tecnologia e investimentos em descarbonização.

“A Grécia e a Espanha foram assoladas por incêndios florestais destruidores — e, poucas semanas mais tarde, por inundações devastadoras. Assistimos ao caos e à destruição causados por condições meteorológicas extremas — da Eslovénia à Bulgária e um pouco por toda a União. Esta é a realidade de um planeta em ebulição. O Pacto Ecológico Europeu nasceu da necessidade de proteger o nosso planeta.”, cita a presidente.

Von de Leyen indicou que o bloco econômico e a sua indústria já possuem mecanismos para realizar uma transição em prol de uma agenda climática viável.

“No curto prazo, já vimos resultados desta estratégia de crescimento. A modernização e a descarbonização podem existir em paralelo. Esta é a determinação da resposta da Europa às alterações climáticas.”

De acordo com a presidente, a partir de outubro o bloco ampliará os diálogos com o setor da indústria na busca por energias limpas. Com isso, a transição através da descarbonização será fundamental para a competitividade europeia, acrescentou Ursula.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Nordeste desponta como polo estratégico para produção de Hidrogênio Verde e atrai investimentos globais

Na esteira da busca por alternativas sustentáveis de energia, o Nordeste brasileiro emerge como um…

10 horas ago

Instituto Federal abre inscrições para curso de capacitação em indústria 4.0

Vivemos em uma era de mudanças aceleradas, onde a tecnologia está transformando profundamente a maneira…

11 horas ago

Neoenergia busca Engenheiros, Técnicos e outros profissionais para integrar a sua equipe

Neoenergia, uma das principais empresas do setor elétrico no Brasil, está ampliando sua equipe e…

12 horas ago

Novo Ford Ecosport promete revolucionar mercado e desafiar Renault Duster em 2025

O retorno do Ford Ecosport ao cenário automotivo desperta expectativas e especulações. Com sua estreia…

12 horas ago

Crise climática impulsiona investimentos em Energia Renovável no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta, nas últimas semanas, uma crise severa de enchentes, um…

13 horas ago

UFERSA abre 300 vagas gratuitas em curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) abre as portas para uma oportunidade ímpar na…

13 horas ago