Home PETRÓLEO Preços do petróleo atingem altas de cinco meses

Preços do petróleo atingem altas de cinco meses

by Bruna Carla
preço do petroleo atinge alta

Os preços do petróleo subiram para os níveis mais altos desde novembro de 2018 em 8 de abril, impulsionados pelos contínuos cortes de oferta da Opep e pelas sanções dos EUA contra o Irã e a Venezuela.

Os futuros internacionais de referência do Brent ficaram em US $ 70,67 por barril às 0022 GMT em 8 de abril, um aumento de 33 centavos, ou 0,5% de seu último fechamento.

O crude West Texas Intermediate (WTI) subiu 33 cêntimos, ou 0,5%, a 63,41 dólares por barril.

Brent e WTI atingiram os seus níveis mais altos desde novembro do ano passado em US $ 70,76 e US $ 63,48 por barril, respectivamente, no início de 8 de abril.

“Os preços do Brent aumentaram mais de 30% no ano, enquanto a Opep + continuou cortando a oferta por 4 meses consecutivos e o otimismo em relação às negociações comerciais entre EUA e China ajudou a manter a perspectiva de demanda”, disse o banco JPMorgan em nota divulgada. no final de semana.

A consultoria de energia FGE disse que os cortes de oferta liderados pela Opep significam “estoques em excesso estão desaparecendo e o mercado parece saudável”, acrescentando que “o mercado está pronto para subir os preços para US $ 75 por barril ou mais” para o Brent.

Os preços do petróleo também foram impulsionados pelas sanções dos EUA contra os membros da Opep, Irã e Venezuela.

“As sanções podem cortar 500 mil bbl / d das exportações venezuelanas. Acrescente-se isso a um corte nas renúncias do Irã e os preços podem subir substancialmente”, disse o FGE.

Restam, no entanto, alguns fatores que podem diminuir os preços ainda este ano.

A Rússia é um participante relutante em seu acordo com a OPEP para reter a produção, e a produção de petróleo russa pode aumentar novamente se um acordo com o clube de produtores não for estendido antes de 1º de julho, disse o ministro de Energia Alexander Novak em 5 de abril.

A produção de petróleo da Rússia atingiu um recorde de 556 milhões de toneladas, ou 11,16 milhões de barris / dia, no ano passado.

Nos EUA, a produção de petróleo atingiu um recorde de 12,2 MMbbl / d no final de março.

As exportações de petróleo dos EUA também aumentaram, ultrapassando 3 MMbbl / d pela primeira vez no início deste ano.

“Com os novos gasodutos Permianos (de julho), podemos ver um aumento de 500.000 a 600.000 bbl / d nas exportações dos EUA”, disse a FGE.

Veja também