Os preços do gás na Holanda e na Inglaterra no mês anterior excederam o LNG spot da Ásia em abril pela primeira vez em quatro anos
Os preços europeus dos cubos de gás subiram acima do preço do gás natural liquefeito (GNL) no mercado spot asiático, em um caso raro que praticamente exclui o transporte por arbitragem de cargas de GNL para as bacias do Pacífico.
Pela primeira vez em quatro anos, os preços do gás nos mercados holandês e britânico superaram o LNG spot asiático em abril. Os preços asiáticos de GNL são geralmente mais altos devido à enorme demanda lá com uma pequena quantidade de suprimentos alternativos.
A mudança de preço é outra reviravolta de um ano para uma commodity de rápido crescimento, já que o aumento na produção de novas usinas, principalmente na costa do Golfo dos EUA, coincide com a fraca demanda da Ásia, que normalmente consome 75% do GNL global. ,
No mês seguinte, o gás holandês foi de US $ 4,56 por milhão de unidades térmicas britânicas (mm Btu), e o equivalente britânico foi de US $ 4,48 por milhão Btu até 1315 GMT na segunda-feira, enquanto o GNL local saiu em agosto em US $ 4,40 por mmbt.
A arbitragem, segundo a qual a bacia do Atlântico LNG, incluindo os EUA, Rússia e África Ocidental, destinados à Europa, percorre a maior distância para a Ásia a um preço mais alto, está quase fechada durante a maior parte do ano. Isso se deve ao fato de que o spread raramente excedia os custos adicionais de transporte, que geralmente é definido como um dólar por mm de BTU.
Além disso, as curvas de preço a prazo indicam que é improvável que a situação mude pelo menos até outubro.
Quando o marcador japonês / coreano (JKM) para agosto, setembro e outubro é comparado aos preços a termo do mecanismo de títulos holandês (TTF), o spread é inferior a US $ 1 por milhão de BTU. Para outubro é 46 centavos e havia apenas 28 centavos.
O JKM é um teste de referência publicado pela S & P Global Platts, a agência de preços para matérias-primas e o benchmark de referência de preços de LNG líder da Ásia.
Os preços do gás na Holanda e no Reino Unido subiram este mês em parte devido a uma série de falhas planejadas na Noruega, embora seu crescimento em 38-44% nas últimas duas semanas não tenha alterado completamente o longo declínio em 66% desde outubro passado. ,
Esse aumento, no entanto, deu uma pausa aos fornecedores europeus que assinaram um contrato para comprar GNL nos Estados Unidos, ampliando o spread com o preço do gás Henry Hub nos Estados Unidos. Uma vez no mês passado, o spread não cobriu os custos de transporte.
Como a produção dos EUA é a maior fonte de aumento de oferta no ano passado, a capacidade da Europa de absorver o excesso de GNL está sendo testada. A Europa é considerada o destino final da indústria, devido aos seus flexíveis mercados continentais.