ÓLEO E GÁS

Preços baixos são oportunidade para Índia aumentar sua participação de gás natural

Os preços do GNL (gás natural liquefeito) deverão manter-se moderados a médio prazo, uma vez que se espera que o saldo global de GNL exerça pressão negativa sobre os preços.

O consumo de gás natural na Índia precisa de uma política destinada a aumentar a participação do consumo de energia primária para 15%, que é a meta do governo hoje em 6%, disse a CRISIL, acrescentando que a demanda por gás natural é estimada em 55%. Milhões de medidores padrão por dia (milhões de metros cúbicos por dia) até 2024, devido à distribuição de gás na cidade, fertilizantes e ao segmento industrial.

“Por outro lado, espera-se que a produção de gás no país nesse período aumente em cerca de 30 milhões de metros cúbicos. Assim, a dependência líquida de gás natural liquefeito (GNL), que representou 46% do consumo total de gás no ano fiscal de 2019, deverá permanecer alta nos próximos 5 anos. E como se espera que os preços do GNL continuem atrativos, isso será um bom presságio para a Índia ”, diz o relatório da CRISIL.

A agência espera que os preços do GNL permaneçam baixos no médio prazo, uma vez que o balanço global de GNL deve levar a reduções de preços, e espera-se uma oferta em larga escala nos EUA e na Austrália nos próximos 5 anos.

“Mais importante, estamos a assistir a uma mudança estrutural nos preços do GNL, uma vez que não está ligada aos preços do petróleo bruto e é comparada com os centros de comércio de gás natural. Acreditamos que nas condições de liquidez crescente do mercado, a concorrência entre o gás é uma forma de promover os preços. Isso beneficiará a Índia, já que os preços se tornarão mais atraentes e a volatilidade dos preços diminuirá ”, disse Vivek Sharma, diretor sênior da CRISIL Infrastructure Advisory.

A introdução do Centro de Comércio de Gás e seu posterior desenvolvimento como diretriz tornarão os preços mais transparentes e atraentes no contexto indiano. Além disso, o relatório afirma que a inclusão de gás natural no GST reduzirá o efeito cascata, melhorando assim a acessibilidade econômica.

Ele acrescentou que o design de pipeline robusto é outro imperativo e, portanto, a revisão da estrutura de autorização do pipeline é crucial. Além disso, a simplificação do relatório do gasoduto ajudará a desenvolver os mercados de gás de curto prazo e, por sua vez, aumentará o consumo.

Além das medidas estruturais, o relatório também recomenda que elas também sejam atribuídas aos setores de usuários finais. Isso inclui a criação de um mercado para usinas a gás por meio de leilões de pico de capacidade, fornecimento de energia renovável, gás híbrido ininterrupto e desenvolvimento do mercado de serviços auxiliares.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

9 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

9 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

9 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago