E novamente a gasolina teve um novo reajuste no seu preço após um período de 15 semanas, na segunda-feira (18). Especialistas temem um novo reajuste após o segundo turno das eleições, no dia 30, pressionando cada vez um setor que ainda vem engatinhando no Brasil, o setor do hidrogênio verde.
O hidrogênio verde, que vem sendo chamado de combustível do futuro, é uma fonte de energia que pode ser tanto líquida como gasosa, e é três vezes mais potente e menos poluente que a gasolina, tendo em vista que ele lança o vapor da água na atmosfera ao invés de gás carbônico.
Capacidade de geração de hidrogênio verde do Brasil
Atualmente a capacidade de geração do hidrogênio verde aqui no Brasil é de 180 GW. A indústria já usa o hidrogênio verde em forma de gás, especialmente no refino do petróleo e na produção de produtos fertilizantes.
A intenção é que a produção do hidrogênio verde seja duplicada, pois desse modo, alavancaria o Brasil como protagonista global no setor. Incentivando mais ainda, o hidrogênio verde serve também como combustível de transporte (aviões, ônibus e caminhões), na manufatura do aço e também em casas e prédios como fonte de energia adicional.
O esperado é que o Brasil consiga vender a energia com base no hidrogênio verde para demais países que não tem uma grande disponibilidade de energia renovável.
A alta da gasolina e a nova solução
A alta da gasolina nos postos de combustível do país teve uma elevação de 1,47% no preço, de acordo com a pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O último levantamento, divulgado na segunda-feira (17) indicou que o brasileiro pagou em média R$ 4,86 por litro na semana de 9 a 15 de outubro. Essa alta da gasolina implica na busca de novas fontes de combustível, como no caso do hidrogênio verde!
“Países com menor disponibilidade de energia renovável visam importar hidrogênio renovável e de baixo carbono de países produtores, para descarbonizar suas matrizes. Novas iniciativas para estruturar esses negócios são frequentemente discutidas”, afirmou Gabriel Lassery.
O fato de o Brasil não fabricar eletrolisadores e células a combustível é um grande atraso, e é preciso superar os obstáculos tecnológicos e de investimentos que ainda temos, antes de mirar no exterior.
“A cadeia produtiva para os equipamentos necessita ser desenvolvida”, explicou o diretor da Associação Brasileira de Energia de Resíduos e Hidrogênios, Ricardo Ferracin. De acordo com o mesmo, a escassez de profissionais capacitados afeta o progresso, e a falta de recursos técnicos para desenvolver a área também é um empecilho.
O que é o hidrogênio verde?
O hidrogênio é abundante no universo, podendo servir como base tanto para fertilizantes na agricultura, como para combustível.
A sua fabricação como combustível demanda uma quantidade enorme de energia elétrica. Dentro dos métodos tradicionais, o que mais se utiliza são fontes de energia não sustentáveis como por exemplo: gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis e biocombustíveis. Mas, se tratando do hidrogênio verde, é utilizado a eletrólise. O equipamento eletrolisador de água é responsável por separar o hidrogênio do oxigênio da água.