NOTÍCIAS

PPSA aprova Plano Estratégico 2024-2028 com foco no petróleo do pré-sal e concurso público em 2024

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) divulgou na última quinta-feira, 21, a aprovação de seu Plano Estratégico para o período de 2024-2028, com foco na ampliação da exploração do petróleo do pré-sal. Destacando a realização de estudos para viabilizar áreas exploratórias, a empresa também planeja otimizar os modelos de comercialização de petróleo e gás, se alinhando ao Programa Gás para Empregar. Além disso, a petroleira planeja um concurso público em 2024 como parte do plano estratégico, visando adequar expandir seu time de funcionários e contribuir para o crescimento do mercado de trabalho de óleo e gás no Brasil.

Novo Plano Estratégico da Pré-Sal Petróleo (PPSA) para os próximos 5 anos

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) anunciou recentemente a aprovação de seu Plano Estratégico para os próximos cinco anos, projetando ações de mercado para fortalecer a exploração de petróleo no pré-sal, além da realização de um concurso público em 2024. Aprovado para o quinquênio 2024–2028, o Plano Estratégico da PPSA coloca em destaque a necessidade de ampliar a atratividade do setor do pré-sal.

A empresa está focada em estudos que identifiquem novos incentivos para tornar áreas exploratórias mais viáveis nos contratos de partilha de produção atuais e futuros. Além disso, a PPSA cogita avaliar o potencial não contratado do pré-sal e pós-sal no polígono. A segunda diretriz do plano estratégico visa aprimorar os modelos de comercialização de petróleo e gás natural para garantir os melhores resultados para a União.

A PPSA planeja avaliar, a curto e médio prazo, o modelo mais eficaz de comercialização, incorporando as diretrizes do Programa Gás para Empregar e os estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para ampliar o abastecimento nacional. Dessa forma, o plano estratégico da petroleira foca principalmente em expandir a capacidade de produção e comercialização interna de petróleo e gás natural. 

PPSA planeja concurso público para o ano de 2024

Além dos planos para expandir as iniciativas de petróleo no pré-sal, a realização do aguardado concurso público da PPSA é uma prioridade destacada no terceiro ponto do plano estratégico da companhia. O processo seletivo está programado para o segundo semestre de 2024, visando adequar os recursos humanos, tecnológicos e financeiros da empresa ao crescimento de suas atividades. A expectativa é de que os aprovados ingressem na empresa já no ano seguinte.

Além do concurso público, a terceira diretriz do plano estratégico fala sobre a adequação de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para acompanhar o crescimento da PPSA no mercado de petróleo, principalmente no setor do pré-sal. Dessa forma, estão planejadas ações para retenção e desenvolvimento da equipe, ampliação da comunicação da empresa com seus públicos de interesse e a implantação da gestão do conhecimento para garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerenciais.

Por fim, a quarta diretriz do Plano Estratégico 2024–2028 foca no aumento do conhecimento sobre tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal. Um comitê interno está sendo implantado para estudar o tema e propor ações para a PPSA. O objetivo é integrar tecnologia e inovação para promover práticas mais sustentáveis na exploração de petróleo.

Dessa forma, com seu Plano Estratégico para o quinquênio 2024–2028, a PPSA está reforçando seu compromisso com a expansão da exploração do pré-sal, a busca por modelos mais eficazes de comercialização, a adequação de recursos humanos e, principalmente, a inserção de práticas mais sustentáveis na exploração de petróleo. O objetivo da companhia é iniciar o ano de 2024 já colocando em prática as ações e estratégias previstas para os próximos cinco anos.

Conheça um pouco mais sobre a PPSA

A criação da Pré-Sal Petróleo (PPSA) foi uma iniciativa do governo brasileiro para gerenciar a exploração e a produção de petróleo no pré-sal de forma a maximizar os benefícios para o país. A empresa atua como representante da União nos contratos de partilha, garantindo que o governo receba sua parcela justa dos lucros obtidos com a exploração dessas reservas.

Os contratos de partilha são uma modalidade específica de concessão de exploração de petróleo. Neles, a empresa petrolífera que vence o leilão para explorar uma determinada área paga à União uma parte do petróleo produzido, em vez de pagar royalties sobre a produção.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago