Os investimentos em melhorias operacionais e de segurança na entrada e saída de navios no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, continuam a todo vapor. A companhia Portos RS está com um projeto finalizado de instalação de novas boias na área fora da Barra do Rio Grande. Os equipamentos orientam as embarcações durante a navegação no complexo portuário e garantem mais segurança na movimentação de mercadorias na área.
A companhia Portos RS é conhecida pelos seus constantes investimentos em melhorias na infraestrutura de segurança dos complexos portuários do Rio Grande do Sul.
Agora, foi a vez do Porto do Rio Grande, importante complexo para a movimentação de cargas no estado, receber novos equipamentos pela empresa.
Tratam-se de novas boias na área localizada fora da Barra do Rio Grande. Esses são equipamentos de extrema importância para a segurança na navegação das embarcações no complexo, visto que orientam o melhor caminho a ser seguido durante a operação.
O gerente de engenharia marítima e hidroviária da Portos RS, Eduardo Schüler, comentou sobre o projeto de segurança e confirmou que foram substituídas as boias de número um, três e quatro, sendo as duas primeiras totalmente novas.
“Foram instaladas boias novas, com lanternas de sinalização, poitas e correntes novas. Apenas o equipamento de número quatro foi reaproveitado”, explicou ele.
Devido às grandes dimensões das boias instaladas no Porto do Rio Grande pela companhia Portos RS, a montagem dos equipamentos dura um total de um dia.
Cada boia possui dois metros e meio de diâmetro e outros quatro de altura, além de que os conjuntos não são compostos apenas pela boia.
Eles contêm uma lanterna de sinalização, uma corrente de uma tonelada de peso, além de uma base de concreto de sete toneladas.
Dessa forma, a orientação dos navios quanto à navegação para chegar e sair no Porto do Rio Grande se torna muito mais eficiente, garantindo assim mais segurança em todas as operações realizadas no complexo do Rio Grande do Sul.
Eduardo Schüler comentou sobre o período de instalação das novas boias e ressaltou que foram necessários vários testes de qualidade para garantir mais eficiência na montagem dos equipamentos.
“A montagem de cada conjunto demora em torno de 24h e precisa do auxílio de um caminhão munck para o deslocamento das partes pelo tamanho e peso de cada uma. O lançamento delas no mar é feito em coordenadas previamente determinadas em projeto”, destacou ele.
A Portos RS é uma empresa pública responsável por organizar, gerenciar e fiscalizar todo o sistema hidroportuário do estado do Rio Grande do Sul. Este sistema conta com os portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, além de 17 terminais de uso privado.
São mais de 754 km de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Ela ainda detém a administração do Porto do Rio Grande, importante complexo do estado que se interliga a todas as regiões, seja pela malha rodoferroviária ou pelo sistema navegável das Lagoas dos Patos e Mirim, com seus rios tributários.
A ArcelorMittal, reconhecida globalmente como uma das maiores e mais inovadoras empresas siderúrgicas do mundo,…
A Aker Solutions, referência global no setor de energia, é amplamente reconhecida por suas soluções…
A Bracell Celulose, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, anunciou a abertura de…
A Baru Offshore, uma empresa brasileira de navegação especializada em serviços de apoio marítimo para…
A General Motors (GM), uma das maiores montadoras do mundo, está recrutando novos profissionais para…
A Winner RH está oferecendo uma oportunidade imperdível para quem deseja ingressar no mercado de…