NOTÍCIAS

Porto do Açu e Petrobras assinam contrato para descomissionamento de três plataformas

O Porto do Açu assinou na última semana um contrato com a Petrobras para pré-descomissionar três plataformas. O acordo prevê a atracação temporária das unidades de produção da petroleira para que sejam realizadas as atividades prévias ao desmantelamento das estruturas. O contrato não teve seu valor divulgado.

Prazo de mobilização para receber as estruturas da Petrobras é de 60 dias

Segundo José Firmo, CEO do Porto do Açu, este contrato está ligado ao começo de um potencial hub de descomissionamento no complexo logístico-industrial. O executivo acredita que o país está prestes a implantar um modelo único de desmonte de topsides por meio do conceito de destinação sustentável proposto pela Petrobras.

Segundo o executivo do Porto do Açu, a Petrobras está inaugurando um novo conceito que deve se instalar no país pelos próximos 30 anos. Para o Açu, é incrível estar incluso neste processo. Firmo destaca que a infraestrutura da empresa está pronta para receber todas as plataformas da Petrobras. O prazo de mobilização é de 60 dias. Até lá, serão realizados pequenos ajustes no cais para abrigá-las. 

A estimativa é que até duas unidades cheguem em São João da Barra (RJ) ainda neste ano. Uma delas será a P-32, cujo contrato de descomissionamento foi arrematado pelo consórcio Ecovix / Gerdau em junho. Segundo a Petrobras, continuam previstos os desmantelamentos de dois FPSOs e uma plataforma submersível para este ano.

Enquanto isso, o executivo do Porto do Açu já menciona os próximos passos para consolidar a posição da empresa no filão de descomissionamento. Segundo Firmo, pode ser que a empresa expanda no próximo ano, por exemplo, para o upcycling, de forma a impulsionar a economia circular no país. Há uma série de aspectos que estão sendo considerados no futuro. O objetivo é expandir.

Porto de Açu não atuará no desmonte direto das plataformas da Petrobras

Firmo destaca que o Porto do Açu não tem planos de atuar diretamente no desmonte das plataformas e ressalta que o foco reside em outras soluções de engenharia. Não é visto uma opção imediata de dique seco no Açu, mas será muito fácil começar e expandir o hub. O Açu conta com uma vocação natural para condensar o hub subsea e ampliar para um hub de descomissionamento de topside.

Por fim, o executivo chama atenção para o fato de que o desmanche de plataformas da Petrobras pode alavancar a produção de aço de baixo carbono no Brasil. Diante da quantidade de plataformas que o Porto do Açu possui, faz todo sentido descomissioná-las, gerar conteúdo local, desenvolver a cadeia produtiva e descarbonizar a sua indústria siderúrgica com sucata. Não se pode deixar essa oportunidade escapar do país.

Petrobras planeja investir US$ 9 bilhões no segmento

Por sua vez, Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, reforçou que o empreendimento possui uma infraestrutura náutica ímpar para abrigar modelos integrados de projetos de descomissionamento que visem à economia circular.

Patel finaliza que no Açu há uma infraestrutura que poupa muito tempo de mobilização. Em relação à parte de bioincrustação de coral-sol, por exemplo, há um dos poucos terminais brasileiros que podem realizar este tipo serviço e tudo isso é feito com 100% de conteúdo brasileiro.

No total, a Petrobras tem planos de realizar investimentos de US$ 9,8 bilhões em descomissionamento, incluindo o abandono de poços, no período de 2023 a 2027. Isso também inclui 26 plataformas, 360 poços marítimos e 2,5 quilômetros de risers. A indústria naval brasileira concorre com sete países nos processos da Petrobras de contratação do serviço de descomissionamento de suas plataformas e infraestruturas associadas.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago