Foto: Divulgação
O complexo Porto do Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro, está com ainda mais destaque no ramo portuário nacional nesta terça-feira, (16/08). Visto que venceu o Prêmio Marítimo das Américas 2022, na categoria Operações Portuárias Verdes e Gestão Sustentável, com a iniciativa “Operações de Dragagem Sustentáveis”. Dessa forma, a utilização de práticas de sustentabilidade nas obras de dragagem. Visando a preservação ambiental, garantiu ao porto um lugar nessa premiação significativa no ramo portuário da América.
Após uma longa jornada de adoção de práticas mais limpas a sustentáveis nos últimos anos, o Porto do Açu venceu o Prêmio Marítimo das Américas 2022, na categoria Operações Portuárias Verdes e Gestão Sustentável. Com a iniciativa “Operações de Dragagem Sustentáveis” e agora colhe os frutos do seu esforço quanto ao compromisso ambiental.
O complexo é o único do território nacional a conseguir um prêmio nesta edição e se tornou destaque em todo o país devido ao feito.
O Prêmio Marítimo das Américas é uma iniciativa desenvolvida Comissão Interamericana de Portos (CIP) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Que visa premiar e trazer destaque aos complexos do continente americano que vêm contribuindo para o desenvolvimento do setor. Principalmente com foco na sustentabilidade das operações.
Na edição de 2022, foram 25 iniciativas levadas à análise por complexos portuários da América do Norte, América Latina e Caribe, e o Porto do Açu foi um dos que conseguiram vencer a premiação.
O projeto de dragagem com sustentabilidade e respeito ambiental nas operações ganhou destaque em meio às iniciativas apresentadas no Prêmio Marítimo das Américas. E foi considerado o melhor na categoria de Operações Portuárias Verdes e Gestão Ambiental.
O objetivo principal da iniciativa do complexo carioca é garantir a segurança e a eficiência dessas operações, preservando a biodiversidade marinha e qualidade ambiental, com investimentos em pesquisa e estudos. Além disso, também foram adotadas soluções para otimizar o tempo de obras de dragagem e reduzir os custos nas operações, trazendo ainda mais benefícios ao complexo.
Durante o ano de 2021, houve a implementação do Protocolo Padrão para Dragagem de Manutenção do Porto do Açu, o primeiro do gênero no Brasil. Desenvolvido por equipes de diferentes terminais do Açu, especialistas internacionais e representantes do INEA e Centro Tamar/ICMBio.
A iniciativa visava manter o desenvolvimento das operações de dragagem, essenciais para garantir a navegabilidade segura e eficiente das embarcações. Mas preservar acima de tudo a vida marinha na região, como as tartarugas que utilizam a região para a reprodução.
“A dragagem é uma atividade essencial para as operações portuárias, realizada periodicamente para garantir a navegabilidade e o acesso seguro aos terminais. Diante disso, estabelecemos uma metodologia para avaliar e gerenciar riscos e uma estrutura de governança independente para garantir a excelência e a sustentabilidade de nossas operações de dragagem”. Comentou o CEO da Porto do Açu Operações, José Firmo, quanto ao projeto de sustentabilidade nessas operações.
O evento para a entrega do Prêmio Marítimo das Américas 2022 com realização no dia 30 de novembro, no 30º Congresso Latino-Americano de Portos da Associação de Autoridades Portuárias (AAPA), em Santos. E o Porto do Açu conseguirá ainda mais reconhecimento pelos seus trabalhos no setor portuário nacional.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…