NOTÍCIAS

Porto do Açu aposta na demanda de hidrogênio verde para descarbonizar o Brasil

Em um evento que estava sendo realizado em Fortaleza, na primeira semana do mês de agosto, o CEO do Porto do Açu, José Firmo, apresentou os novos planos do terminal para dar início a produção de hidrogênio verde no Rio de Janeiro. Estando no cenário perfeito para apresentar os planos, pois próximo à capital cearense está instalado o Porto de Pecém – considerado centro das atenções, pela produção de hidrogênio de baixo carbono, essencial no processo de transição energética – Firmo falou a respeito da grande demanda nesse setor energético, contado em dezenas de bilhões de toneladas, e também por não haver projetos suficientes para o setor.

Então, considerou que há espaço para todos. Firmo também falou a respeito de localizações estratégicas, já que o Porto do Açu está mais perto do centro econômico do Brasil, enquanto o Porto de Pecém está mais próximo de abastecer os países europeus.

Porto do Açu ajudará no processo de descarbonização do Brasil, apostando na produção de hidrogênio verde

De acordo com o CEO do Porto do Açu, o fato de estarem localizados na região Sudeste, faz com que o porto não atenda apenas o mercado externo, mas consiga também atender a demanda do país, principalmente se tratando do processo de descarbonização da indústria do Brasil.

Com esse propósito, Firmo dará início à transformação do Porto do Açu em um dos principais eixos da economia, com base no uso de energias renováveis. Até o momento, o Porto do Açu já anunciou 3 memorandos de entendimento com companhias de energia, focadas na exploração de hidrogênio verde.

Já em Pecém, existem, no mínimo, 10 documentos de exploração do setor. No entanto, o Porto de Pecém possui um padrão em seus projetos, que é o foco na exportação e competitividade no setor de energia solar e eólica, na região nordeste.

Hidrogênio verde é a principal alternativa para uma energia mais sustentável

A eletricidade oriunda de fontes limpas é a principal base para se ter o hidrogênio verde. Mesmo sabendo de diversas formas de obtê-lo, o modo mais comum é realizar o processo de quebra das moléculas da água, usando a energia renovável.

Atualmente, o Porto do Açu possui em seu portfólio apenas uma promessa de planta solar. Em parceria com a norueguesa Equinor, o projeto tem capacidade é de 220 MW, porém ainda está sendo estudado. Firmo apresentou um slide, onde haviam ilustrações mostrando turbinas em alto mar, em frente ao Porto do Açu.

Segundo ele, o fato de Açu estar em um dos 3 hotspots de energia eólica offshore do país, aumenta o nível de competitividade já para os próximos 10 anos.

O CEO do Porto do Açu têm em mente o seguinte cenário, em que os grandes consumidores de hidrogênio verde serão países da Europa, que tem buscado novas alternativas para substituir combustíveis fósseis e gás russo.

Um exemplo de uso do hidrogênio verde é na produção de briquetes de ferro, um tipo de insumo que guarda a energia limpa. A estimativa é que o hidrogênio verde faça parte da transição energética sustentável, já que a produção no setor de energia é considerada uma das atividades econômicas mais poluentes do mundo.

É necessário descarbonizar

É de extrema importância que a indústria química e as siderúrgicas brasileiras embarquem no processo de descarbonização também, tendo em vista que o setor energético tem buscado se enquadrar em um plano mais sustentável e seguro. Atualmente, grande parte do hidrogênio consumido no mundo todo é obtido por meio do gás natural.

No entanto, devido ao fato de não haver ainda energia renovável, e nem eletrolisadores para produzir hidrogênio verde, têm-se falado bastante na captura e armazenamento do CO2 emitido na produção do hidrogênio azul, outro tipo de hidrogênio. Tanto no Brasil, como no mundo, a grande maioria dos projetos já estão em fase de análise de aplicação, contando com iniciativas bilionárias de grandes companhias de petróleo e gás.

 

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago