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Porto de Itaguaí realiza operação inédita ao receber navio de 366 metros pela primeira vez

O Porto de Itaguaí, localizado no Estado do Rio de Janeiro, alcançou um marco histórico na última segunda-feira, 12 de agosto, ao receber o navio MSC Orion. Com 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, essa foi a primeira vez que um navio tipo New Panamax atracou no porto. A operação inédita ocorreu no terminal Sepetiba Tecon e marcou também a primeira manobra com 15,4 metros de calado no Estado.

Operação inédita com navio de 366 metros no Porto de Itaguaí

A chegada do MSC Orion consolidou o Porto de Itaguaí como um dos principais pontos estratégicos de comércio exterior no Brasil. A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela administração do porto, destacou que esse evento representa um avanço significativo para a cadeia logística do Rio de Janeiro. O porto, que já era referência em eficiência, agora se firma também como um ponto de recebimento de grandes embarcações, reforçando sua infraestrutura de alto nível.

O Porto de Itaguaí desempenha um papel fundamental na economia brasileira. Com um acesso eficiente tanto aquaviário quanto terrestre, o porto conecta-se aos principais polos econômicos da região, que respondem por mais da metade do PIB nacional. Esse fluxo de conexão é essencial para o comércio exterior, beneficiando tanto o Estado do Rio de Janeiro quanto outras regiões do país, como o Sudeste e o Centro-Oeste.

Além disso, a chegada do navio MSC Orion inaugura uma nova linha direta de exportação para a Ásia, expandindo as possibilidades de comércio internacional para empresas brasileiras. O porto, com sua infraestrutura robusta, se torna uma excelente opção para empresas que buscam eficiência e agilidade na exportação de seus produtos para mercados globais.

Porto de Itaguaí reforça importância de parcerias para a operação

A operação histórica só foi possível graças à colaboração entre diferentes atores que fazem parte da operação portuária. Durante o evento realizado no terminal Sepetiba Tecon, Felipe Fonseca, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, representando o presidente Francisco Martins, destacou o trabalho em equipe que permitiu o sucesso da operação.

“Itaguaí foi o primeiro porto do Brasil a ser homologado pela Marinha para receber navios de 366 metros”, afirmou Fonseca. “Hoje, testemunhamos a concretização desse trabalho de excelência, fruto de uma colaboração eficaz entre a Autoridade Portuária, a Autoridade Marítima, a Praticagem e o Sepetiba Tecon. Este é um marco importante não apenas para o porto, mas para o Estado do Rio de Janeiro e para o país.”

A presença do MSC Orion no porto é resultado de um trabalho contínuo de melhoria e modernização das instalações portuárias. Nos últimos anos, investimentos significativos foram feitos para garantir que o Porto de Itaguaí estivesse preparado para receber embarcações de grande porte. Esses investimentos, tanto públicos quanto privados, são essenciais para fortalecer a infraestrutura portuária e garantir que o Brasil continue competitivo no cenário do comércio global.

Expansão e modernização do terminal Sepetiba Tecon

Pedro Brito, diretor-presidente do terminal Sepetiba Tecon, também celebrou o feito histórico, destacando o compromisso da empresa com a expansão e modernização do terminal. “Este momento é de grande alegria. Temos aqui um terminal único no Brasil, com infraestrutura aquaviária e terrestre de primeira linha, que nos permite receber navios do porte do MSC Orion. Estamos comprometidos em continuar investindo no nosso terminal, com a ampliação do cais e a aquisição de novos equipamentos”, afirmou Brito.

O terminal Sepetiba Tecon, que já conta com uma infraestrutura robusta, tem planos ambiciosos para o futuro. A ampliação do cais permitirá que o terminal continue a receber grandes embarcações, enquanto a aquisição de novos equipamentos garantirá que as operações sejam realizadas com eficiência e rapidez. Essas melhorias são fundamentais para que o porto continue a desempenhar um papel importante no comércio exterior brasileiro.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

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