DESTAQUE

Porta-vozes de China e União Europeia participam de reunião em Pequim nesta segunda-feira, 25/9

Representantes de China e do bloco econômico União Europeia se encontrarão na próxima segunda-feira, 25/9, em uma reunião integrante do ‘10º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível China-EU’, que será realizada na capital chinesa, Pequim. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 21/9, pelo Ministério do Comércio da China.

Segundo o comunicado breve, o diálogo terá a copresidência do vice-premiê chinês, He Lifeng, e a participação do vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis. O teor e as possíveis pautas do encontro dos porta-vozes não foram divulgados.

Diálogo China-União Europeia

A relação comercial e institucional entre a União Europeia e China ganhou capítulos tensos nas últimas semanas com o anúncio da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, de que o bloco do Velho Continente abriria uma investigação contra o país asiático por supostas irregularidades cometidas na aplicação de sua política estatal de subsídios a carros elétricos.

De acordo com Von der Leyen, as ações da China de valorização de seus produtos causaram desigualdades que, por consequência, ocasionaram a falência de empresas europeias e a fuga de talentos a outros países. A mandatária alegou ainda que existiriam práticas predatórias em uso.

“Temos, pois, de ser realistas em relação aos riscos que enfrentamos. Vejamos o setor dos veículos elétricos. Trata-se de uma indústria vital para a economia limpa, com imensas potencialidades para a Europa. Mas, os mercados mundiais estão agora inundados de automóveis elétricos chineses mais baratos. E o baixo preço desses automóveis é artificialmente mantido graças a elevadíssimos subsídios estatais. Estas práticas geram distorções no nosso mercado.”, diz um trecho da mensagem da presidente da Comissão Europeia.

Por outro lado, a China rebateu tais acusações e, por meio de sua representação, disse que a União Europeia praticaria algo similar a um ‘protecionismo flagrante’.

“A China acredita que as investigações anunciadas pela União Europeia em nome da ‘concorrência leal’ visam, na verdade, proteger as suas próprias indústrias. É um ato [a investigação] que irá perturbar e distorcer seriamente a indústria automotiva e a cadeia de abastecimento global. E terá um impacto negativo nas relações econômicas e comerciais China-UE”, pontua um comunicado recente do governo local.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Vagas no setor de logística! Empresa contrata profissionais de todo o Brasil

Se você está buscando oportunidades profissionais na área de logística, fique atento às últimas vagas…

2 minutos ago

Edital publicado! Universidade Federal mais de 30 vagas em programa de pós-graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou recentemente a abertura das inscrições para o processo…

1 hora ago

Oportunidade de carreira na marinha mercante: Concurso oferece 293 vagas para escolas de formação de oficiais

A Marinha Mercante abre as portas para uma nova geração de talentos com a publicação…

1 hora ago

UFCA oferece curso de especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social na modalidade EAD

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a abertura de inscrições para o curso de…

1 hora ago

Nova fábrica de telhas e painéis termoisolantes da Perfilor, joint venture da ArcelorMittal e Tekno, será construída em Santa Catarina

O município de Araquari, situado no litoral Norte de Santa Catarina, está prestes a receber…

1 hora ago

Caoa Montadora anuncia novas vagas de emprego no Brasil

Em um mercado dinâmico e repleto de oportunidades, a Caoa Montadora se destaca como uma…

2 horas ago