Representantes de China e do bloco econômico União Europeia se encontrarão na próxima segunda-feira, 25/9, em uma reunião integrante do ‘10º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível China-EU’, que será realizada na capital chinesa, Pequim. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 21/9, pelo Ministério do Comércio da China.
Segundo o comunicado breve, o diálogo terá a copresidência do vice-premiê chinês, He Lifeng, e a participação do vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis. O teor e as possíveis pautas do encontro dos porta-vozes não foram divulgados.
A relação comercial e institucional entre a União Europeia e China ganhou capítulos tensos nas últimas semanas com o anúncio da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, de que o bloco do Velho Continente abriria uma investigação contra o país asiático por supostas irregularidades cometidas na aplicação de sua política estatal de subsídios a carros elétricos.
De acordo com Von der Leyen, as ações da China de valorização de seus produtos causaram desigualdades que, por consequência, ocasionaram a falência de empresas europeias e a fuga de talentos a outros países. A mandatária alegou ainda que existiriam práticas predatórias em uso.
“Temos, pois, de ser realistas em relação aos riscos que enfrentamos. Vejamos o setor dos veículos elétricos. Trata-se de uma indústria vital para a economia limpa, com imensas potencialidades para a Europa. Mas, os mercados mundiais estão agora inundados de automóveis elétricos chineses mais baratos. E o baixo preço desses automóveis é artificialmente mantido graças a elevadíssimos subsídios estatais. Estas práticas geram distorções no nosso mercado.”, diz um trecho da mensagem da presidente da Comissão Europeia.
Por outro lado, a China rebateu tais acusações e, por meio de sua representação, disse que a União Europeia praticaria algo similar a um ‘protecionismo flagrante’.
“A China acredita que as investigações anunciadas pela União Europeia em nome da ‘concorrência leal’ visam, na verdade, proteger as suas próprias indústrias. É um ato [a investigação] que irá perturbar e distorcer seriamente a indústria automotiva e a cadeia de abastecimento global. E terá um impacto negativo nas relações econômicas e comerciais China-UE”, pontua um comunicado recente do governo local.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…