DESTAQUE

Porta-vozes de China e União Europeia participam de reunião em Pequim nesta segunda-feira, 25/9

Representantes de China e do bloco econômico União Europeia se encontrarão na próxima segunda-feira, 25/9, em uma reunião integrante do ‘10º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível China-EU’, que será realizada na capital chinesa, Pequim. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 21/9, pelo Ministério do Comércio da China.

Segundo o comunicado breve, o diálogo terá a copresidência do vice-premiê chinês, He Lifeng, e a participação do vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis. O teor e as possíveis pautas do encontro dos porta-vozes não foram divulgados.

Diálogo China-União Europeia

A relação comercial e institucional entre a União Europeia e China ganhou capítulos tensos nas últimas semanas com o anúncio da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, de que o bloco do Velho Continente abriria uma investigação contra o país asiático por supostas irregularidades cometidas na aplicação de sua política estatal de subsídios a carros elétricos.

De acordo com Von der Leyen, as ações da China de valorização de seus produtos causaram desigualdades que, por consequência, ocasionaram a falência de empresas europeias e a fuga de talentos a outros países. A mandatária alegou ainda que existiriam práticas predatórias em uso.

“Temos, pois, de ser realistas em relação aos riscos que enfrentamos. Vejamos o setor dos veículos elétricos. Trata-se de uma indústria vital para a economia limpa, com imensas potencialidades para a Europa. Mas, os mercados mundiais estão agora inundados de automóveis elétricos chineses mais baratos. E o baixo preço desses automóveis é artificialmente mantido graças a elevadíssimos subsídios estatais. Estas práticas geram distorções no nosso mercado.”, diz um trecho da mensagem da presidente da Comissão Europeia.

Por outro lado, a China rebateu tais acusações e, por meio de sua representação, disse que a União Europeia praticaria algo similar a um ‘protecionismo flagrante’.

“A China acredita que as investigações anunciadas pela União Europeia em nome da ‘concorrência leal’ visam, na verdade, proteger as suas próprias indústrias. É um ato [a investigação] que irá perturbar e distorcer seriamente a indústria automotiva e a cadeia de abastecimento global. E terá um impacto negativo nas relações econômicas e comerciais China-UE”, pontua um comunicado recente do governo local.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago