PETRÓLEO

Por que os gigantes petrolíferos canadenses não expandem a capacidade de produção

Os problemas do gasoduto, há muito registrados no Canadá, continuam atormentando a indústria do petróleo. Agora, as principais empresas canadenses estão retendo as expansões de produção upstream por causa da incapacidade de enviar petróleo para fora do país.

A falta de capacidade de novos oleodutos levou a uma queda no Western Canada Select (WCS) no final do ano passado, com os preços negociando apenas US $ 15 por barril em um momento em que o WTI estava negociando até US $ 40 mais. Em resposta, o governo de Alberta fez sua melhor impressão da antiga Comissão Ferroviária do Texas, implementando cortes de produção obrigatórios, que entraram em vigor no início deste ano. Os cortes de oferta foram tremendamente bem-sucedidos no resgate dos preços do WCS, embora os produtores de petróleo canadenses também tenham recebido um impulso das pesadas quedas de petróleo na Venezuela. A WCS está perto de US $ 50 por barril agora.

No entanto, os problemas do oleoduto não foram abordados. Na verdade, as más notícias só continuaram a se acumular. A Enbridge recentemente adiou sua data de entrada em operação da Linha 3 até o segundo semestre de 2020, depois de inicialmente esperar que o projeto fosse disponibilizado no final deste ano. O projeto do gasoduto também pode causar problemas em comunidades indígenas afetadas ao longo da rota.

A incapacidade de adicionar nova capacidade de oleoduto está pesando sobre os produtores de petróleo. Mesmo as restrições de produção de Alberta adicionaram uma camada adicional de complexidade que as empresas precisam considerar. Na sexta-feira, a Imperial Oil anunciou que estava reduzindo o ritmo de desenvolvimento em seu projeto de areias asférticas de Aspen devido à “incerteza do mercado decorrente da intervenção do governo de Alberta e outros desafios de competitividade da indústria”. Imperial disse que “continua preocupado com as conseqüências não intencionais a decisão do governo de manipular os preços, incluindo o impacto negativo sobre a economia dos trilhos ”.

Os obstáculos da produção de Alberta pressionaram os preços de tal forma que o transporte de petróleo por trem não é mais econômico. Isso pode mudar, mas é complicado os esforços do setor em garantir contratos para transferir barris adicionais para fora do país.

“Esta foi uma escolha difícil à luz da nossa decisão final de investimento em Aspen anunciada em novembro passado”, disse Rich Kruger, presidente do conselho e presidente da Imperial, em comunicado. “No entanto, não podemos investir bilhões de dólares em nome de nossos acionistas, dada a incerteza no atual ambiente de negócios.”

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Anatel inicia análise profunda da expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em processo de análise da expansão da Starlink,…

15 horas ago

Copa Energia possui vagas de emprego abertas para Ajudantes, Operadores e mais!

A Copa Energia, renomada no mercado de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), está oferecendo diversas…

16 horas ago

General Motors anuncia abertura de novas vagas de emprego nesta semana, confira!

Com mais de décadas no mercado, a General Motors (GM) é uma das principais empresas…

16 horas ago

Oportunidade de emprego para impulsionar sua carreira! A Caterpillar está com vagas abertas no Brasil

A Caterpillar Inc., fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, está oferecendo oportunidades em…

17 horas ago

CNH Industrial oferece oportunidades de emprego no Brasil: Confira as vagas abertas e se inscreva!

A CNH Industrial atua na fabricação de equipamentos de construção, agrícolas e veículos comerciais, equipamentos…

17 horas ago

Ipiranga e Chevron trazem novamente a marca Texaco ao Brasil com anúncio de novo acordo

A Ipiranga e a Chevron Brands International anunciaram um acordo que marca o retorno da…

17 horas ago