A empresa de soluções para descarbonização, Pontoon, fechou um acordo com a gigante da construção PowerChina para o desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica de grande porte no Brasil. A parceria estratégica começa com o complexo de energia solar Intrepid, localizado no Ceará, que terá capacidade instalada de 425 MWp e um investimento de 1,8 bilhão de reais na fase de engenharia, aquisições e construção.
Complexo de energia solar pronto para construção
Com o acordo estabelecido, a PowerChina assume o projeto já no formato “ready-to-build”, uma vez que a Pontoon já cuidou de toda a estruturação financeira, jurídica, técnica, regulatória e fiscal, além da comercialização da energia gerada pelo complexo no mercado livre. A PowerChina será responsável por todo o processo de engenharia, aquisição e construção (EPC) do parque fotovoltaico, assim como por todos os investimentos necessários para a construção e operação do empreendimento.
O complexo de energia solar já teve suas obras iniciadas e está previsto para entrar em operação até meados de 2025. Cerca de 75% da energia gerada já foi vendida por meio de contratos de longo prazo, no modelo de autoprodução, para grandes consumidores, incluindo empresas como Panasonic e BRF. Os 25% restantes da geração serão deixados sem contrato, sendo destinados a acordos mais curtos de trading de energia.
Expansão do complexo de energia solar e outros projetos no horizonte
Além do complexo de energia solar, há uma expansão prevista para o empreendimento, com capacidade adicional de 505 MWp. No total, a Pontoon possui uma carteira de projetos solares de grande porte com capacidade total de 1,1 GWp, que será implementada nos próximos anos. A empresa também está em fase de desenvolvimento de outros projetos e pretende apresentá-los tanto para a PowerChina como para outros investidores chineses que estão ingressando no mercado brasileiro.
As empresas também têm demonstrado interesse em consultorias na área de energia e soluções de mobilidade elétrica, como a renovação de frotas para empresas de logística e transporte. A Pontoon tem recebido essa demanda e busca atender essas necessidades, aproveitando a sua experiência e know-how na área.
Primeiro investimento “greenfield” da PowerChina nas Américas
Para a PowerChina, essa colaboração representa o seu primeiro investimento “greenfield” nas Américas e o primeiro em energias renováveis no Brasil. Como um dos maiores grupos de construção do mundo, a PowerChina já atua no Brasil desde 2006, participando de vários contratos de grande porte no setor elétrico e de infraestrutura.
A entrada da PowerChina nesse projeto marca mais um movimento da China no setor elétrico brasileiro, fortalecendo a parceria comercial entre os dois países. A China tem sido um importante investidor no setor elétrico brasileiro, com grandes grupos chineses atuando em diversas áreas da cadeia de energia, como State Grid, SPIC e CTG. Essa nova investida da empresa sinaliza uma possível expansão de seus negócios no Brasil por meio de novos projetos.
Parceria estratégica e perspectivas de crescimento
A parceria entre Pontoon e PowerChina é estratégica para ambas as empresas. A Pontoon encontrou um parceiro com experiência global em EPC de energia renovável e com capacidade de investimento, o que permite acelerar o desenvolvimento de seus projetos. Para a PowerChina, essa parceria representa uma oportunidade de investir no mercado brasileiro de energia renovável, expandindo sua atuação no país e buscando novas oportunidades de crescimento.
Com essa colaboração, o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil recebe um impulso significativo, consolidando ainda mais o país como um importante mercado para as energias renováveis.
PowerChina
A Power Construction Corporation of China, conhecida como PowerChina, é uma empresa estatal administrada pela Comissão Estatal de Supervisão e Administração de Ativos, atuando na indústria de construção pesada e engenharia civil. A PowerChina é composta por 779 empresas e tem uma forte presença tanto na China quanto internacionalmente.
Em 2020, a PowerChina ocupou a posição de 157ª entre as 500 maiores empresas da Fortune Global e a 41ª entre as 500 maiores empresas da China. Suas principais marcas estrangeiras incluem Sinohydro, HydroChina, SEPCO e SEPCO III. A empresa possui envolvimento em mais de 100 países, participando de diversos projetos ao redor do mundo.