Home NOTÍCIAS Plataforma Hibernia continua fechada após vazamento de óleo

Plataforma Hibernia continua fechada após vazamento de óleo

by Luis Santana
A produção da plataforma continental de Hibernia permanece fechada quase duas semanas inteiras depois de um vazamento de petróleo em 17 de julho no Oceano Atlântico. Cinco pássaros oleados foram vistos até agora.

Em uma atualização na quinta-feira, o HMDC, um consórcio liderado pela Exxon que opera a plataforma, disse que os esforços continuados de resposta a derramamentos de óleo e as concentrações de óleo – inicialmente relatadas em 12.000 litros – no oceano continuaram a diminuir.

O HMDC disse na segunda-feira: “Hoje temos quatro navios no campo apoiando os esforços de resposta. Seis observadores de animais selvagens de terceiros continuam monitorando a vida selvagem de navios e sobrevôos. Um quinto pássaro oleado, um Petrel Tempestuoso, foi descoberto e recuperado ontem à noite. Lamentavelmente, a ave não sobreviveu ”.

De acordo com relatórios anteriores, até 22 de julho, três aves oleadas haviam sido avistadas na área. Uma foi recuperada, transportada em terra por helicóptero, para ser tratada no centro de reabilitação de aves marinhas. O pássaro, um comum Mure, acabou morrendo.

Além disso, na noite de 23 de julho, uma ave oleaginosa, supostamente uma Shearwater Maior, foi observada a partir do vaso de Keewatin. O pássaro parecia ser oleado, mas a tripulação não conseguiu recuperá-lo.

O consórcio de petróleo e gás disse segunda-feira que a desmobilização das embarcações acontecerá nos próximos dias, com a observação da fauna silvestre e a amostragem de água continuando. Também convidou os pescadores que acreditam ter sido afetados pela descarga para entrar em contato com o HMDC.

“A produção continua fechada. O HMDC continua sua investigação. Mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis ”, disse o HMDC.

Veja também