O FortisBC, de capital fechado, concordou com a Top Speed Energy Corp da China para fornecer 53 mil toneladas de suas instalações em Tilbury, na Colúmbia Britânica, em 2021, por dois anos.
Alberta: Uma pequena usina de gás natural liquefeito (GNL) canadense assinou o primeiro acordo de fornecimento vinculante do país com a China, à frente de acordos muito maiores que devem ser finalizados com operadores de novos terminais maiores.
O FortisBC, de capital fechado, concordou com a Top Speed Energy Corp da China para fornecer 53 mil toneladas de suas instalações em Tilbury, na Colúmbia Britânica, em 2021, por dois anos.
O acordo é pequeno, mas é um sinal das coisas que estão por vir. Terminais com capacidade de exportação de 24 milhões de toneladas por ano (mtpa) estão previstos na British Columbia pela Royal Dutch Shell, Chevron e Pacific Oil & Gas, visando compradores asiáticos.
“Há uma forte demanda por GNL canadense na China e este é um momento empolgante para se trabalhar na indústria aqui em B.C”, disse Douglas Stout, vice-presidente de desenvolvimento de mercado do FortisBC.
A empresa forneceu cargas de pequena escala em uma base local para a China desde um piloto em 2017.
A Singapore Pacific Oil & Gas assinou contratos não vinculativos com os compradores chineses CNOOC por 0.75 mtpa por 13 anos e Guangzhou Gas Group por 1 mtpa por 25 anos a partir do seu terminal de exportação Woodfibre LNG, também na British Columbia.
A PetroChina, por sua vez, é uma acionista na grande instalação de exportação de 14 mtpa LNG Chanada que está sendo construída pela Shell.
Os fornecimentos canadenses de GNL para a Ásia se tornaram uma proposta atraente à luz do crescente apetite da China pela proximidade do combustível e da Columbia Britânica no Pacífico, em comparação com a Costa do Golfo dos EUA, onde muito mais terminais de GNL estão sendo construídos.