Home NOTÍCIAS PetroReconcavo mira no Nordeste e expande força de trabalho com novas contratações

PetroReconcavo mira no Nordeste e expande força de trabalho com novas contratações

PetroReconcavo já obteve quatro investimentos de fornecimento do insumo destinado às distribuidoras do estado do Nordeste.

by Valdemar Medeiros
PetroReconcavo mira no Nordeste e expande força de trabalho com novas contratações

A PetroReconcavo, é uma das empresas do ramo do petróleo independente que mais vem ganhando com a abertura do mercado de gás natural. Até o momento, a PetroReconcavo já obteve quatro investimentos de fornecimento do insumo destinado às distribuidoras do estado do Nordeste. Para os anos seguintes, a empresa visa participar de novas chamadas públicas para conseguir novos investimentos do mesmo tipo.

A companhia é uma das líderes em sua área de atuação no Brasil, sendo totalmente independente, e com uma trajetória de mais de 20 anos no mercado, com especialização em operação, desenvolvimento e revitalização de campos maduros em bacias terrestres de óleo e gás (Onshore).

Investimentos da PetroReconcavo no Nordeste

Segundo João Vitor Moreira, diretor de regulação e novos negócios da PetroReconcavo, afirmou em entrevista que: “Estamos acima dos nossos relatórios de reserva 2P para produção de gás natural. Isso nos permite avaliar a participação em novas chamadas públicas e, estrategicamente, assinar contratos com consumidores livres de gás natural. Acho que a realidade do ano que vem é que, provavelmente, a PetroReconcavo terá novas iniciativas nesse sentido”, calculou o executivo.

O Diretor de regulação discorreu ainda sobre alguns dos resultados da PetroReconcavo, os quais foram atingidos nesse ano de 2022, e prospectou novas iniciativas exploratórias para o próximo ano no Nordeste, mais precisamente no Polo Bahia. O diretor também comentou que a PetroReconcavo está expandindo sua força de trabalho e, paralelamente, internalizando equipamentos. “Pelo menos até o final do ano, teremos 12 sondas de workover e uma sonda de perfuração tocando todo o nosso plano de trabalho”, somou.

 

Diretor de regulação da PetroReconcavo fala sobre investimentos da empresa

O diretor de regulação da PetroReconcavo, João Vitor Moreira, fala mais sobre os investimentos e avanços que a empresa vem constantemente conquistando.

Com importantes avanços ao longo de 2021 e 2022, o setor de gás natural teve um impulsionamento considerável, os quais tiveram início pela divulgação da nova Lei do Gás. E também, foram publicadas no final do ano de 2021 demais resoluções de suma importância, com a finalidade de permitir que contratantes do serviço de processamento fossem corresponder a processadores de gás natural.

Abertura de mercado

A empresa está dentro de uma realidade de abertura de mercado. João Vitor Moreira sempre comenta sobre os dados de monitoramento do Novo Mercado de Gás, que apontam um aminguamento do market share da Petrobras, no fornecimento de gás natural na matriz brasileira. Paralelamente, tais dados mostram também um aumento no número de carregadores e de empresas efetivamente utilizando a malha de transporte.

De tal modo, com uma perpetuação desse mercado do gás, será preciso dar continuidade à implementação de iniciativas alternativas que atraiam novos investimentos e que aumentem a segurança jurídica, como a possibilidade de estender as concessões que estão sendo adquiridas dentro do programa de desinvestimentos da Petrobras.

Avanços nos investimentos da PetroReconcavo

Desde o começo desse ano, a PetroReconcavo começou a vender 100% de sua produção para distribuidoras de gás do estado do Nordeste, as quais são interligadas ao sistema de transporte da TAG, tal movimento tem tido um grande êxito. E desse modo, vem sendo registrado um atendimento com aproveitamento de 100% aos compromissos contratuais da empresa.

Hoje a empresa tem em seu portfólio cerca de quatro contratos ativos com distribuidoras do Nordeste, sendo elas: Potigás (Rio Grande do Norte), PBGás (Paraíba), Bahiagás (Bahia) e, no segundo semestre, iniciaram um contrato com a Cegás (Ceará).

Esses investimentos são atendidos por meio de uma gestão de portfólio integrada. A empresa injeta gás por duas plantas industriais para processamento de gás natural, chamadas de UPGNs – Catu e Guamaré – ambas fazem a distribuição desse gás conforme demanda e alocação sejam exigidos, tanto nos volumes base como também, em volumes excedentes.

Veja também