O petróleo bruto saltou mais desde o início de janeiro, quando o impasse comercial entre as maiores economias do mundo mostrou sinais de desaceleração, acalmando temores de que o crescimento econômico mundial estaria em risco.
Os contratos futuros de petróleo subiram 5% nesta terça-feira, atingindo US $ 61 por barril pela primeira vez em uma semana. O otimismo varreu os mercados financeiros depois que os Estados Unidos adiaram as tarifas de alguns produtos chineses, e a potência asiática disse que ambos os lados conduzirão novas negociações em duas semanas. O petróleo bruto em Nova York cresceu 4,6%.
“Essas declarações parcialmente eliminam o pessimismo em relação à demanda de petróleo e à guerra comercial”, disse Michael Lynch, presidente de pesquisa estratégica de energia e economia em Winchester, Massachusetts.
Óleo de referência mundial cresce desde o início de janeiro
Embora o Brent tenha subido nos últimos três dias, ainda está abaixo dos 6% este mês. A promessa da Arábia Saudita de conter as exportações durante várias semanas não foi suficiente para compensar o crescimento dos depósitos de xisto dos EUA e as preocupações com o aumento da demanda.
“Ainda temos um mercado de petróleo incerto”, disse Ole Slot Hansen, chefe do departamento de estratégia de commodities do Saxo Bank A / S em Copenhague. “Isso pode ser surpreendente, dada a renovada intervenção verbal de produtores de petróleo cada vez mais frustrados para ver que seus cortes de produção de drogas não produzem o efeito desejado.”
Nos EUA, o petróleo bruto West Texas Intermediate para entrega em setembro subiu US $ 2,05, para US $ 56,98 o barril, às 13:45. na Bolsa Mercantil de Nova York.
O índice Brent em outubro subiu US $ 2,58 para US $ 61,15 na bolsa ICE Futures Europe, após um maior crescimento desde 9 de janeiro. O preço de referência global foi negociado na terça-feira, com um prêmio de US $ 4,30 para o WTI no mesmo mês, após o qual caiu para o menor nível desde março de 2018.
De acordo com o presidente Donald Trump, os Estados Unidos vão adiar uma tarifa de 10 por cento sobre produtos chineses até meados de dezembro em muitas listas de compras de fim de ano, incluindo telefones celulares e brinquedos. A China disse que altos funcionários desses países falaram ao telefone na terça-feira e retomarão as discussões em duas semanas.
As expectativas de queda nos estoques de petróleo dos EUA também são encorajadoras. Os estoques devem cair cerca de 2,5 milhões de barris em relação a semana passada, de acordo com analistas.