NOTÍCIAS

Petróleo se estabiliza à medida que preocupações com fornecimento dos EUA diminuem

Os preços do petróleo se estabilizaram na terça-feira, com a retomada da produção no Golfo do México após o furacão Barry e o boom dos EUA no fornecimento de óleo de xisto, em meio a tensões no Oriente Médio.

A incerteza sobre a perspectiva econômica da China também elevou os preços depois que os dados divulgados na segunda-feira mostraram que o crescimento no país desacelerou para 6,2% em relação ao ano anterior, o menor valor em 27 anos.

Os futuros do petróleo Brent caíram 16 centavos, para 66,32 dólares o barril, após atingirem uma alta de 66 centavos.

Os futuros do West Texas Intermediate Crude Oil caíram 8 centavos, para 59,50 dólares o barril. O benchmark americano alcançou uma alta de sessão de US $ 59,87 no início do dia.

Na segunda-feira, companhias de petróleo dos EUA começaram a recuperar parte de quase 74% da produção, que foi fechada em plataformas no Golfo do México por causa do furacão Barry.

“O petróleo bruto hoje é um dia calmo depois que retornou alguns dos resultados da semana passada”, disse Ole Hansen, estrategista de commodities do Saxo Bank.

“A produção no Golfo Pérsico parece estar aumentando, e … Barry não conseguiu chegar aos ativos da refinaria ao longo da costa.”

Os trabalhadores retornaram a mais de 280 locais de produção que foram evacuados. Pode levar vários dias para retomar a produção completa.

“Você quase pode ouvir um suspiro de alívio dos produtores de petróleo e refinadores na região quando a tempestade passou sem causar danos significativos”, disse o analista da PVM, Tamas Varga.

De acordo com analistas do Commerzbank, a tempestade pode levar a uma queda notável nas reservas de petróleo dos EUA nesta semana.

Os dados do inventário serão publicados pelo American Petroleum Institute na noite de terça-feira e o Departamento de Energia dos EUA na quarta-feira.

O mercado também estava sob pressão de sinais de novos aumentos na produção dos Estados Unidos, que capturaram uma onda de produção de óleo de xisto e se tornaram o maior produtor de petróleo do mundo, à frente da Rússia e da Arábia Saudita.

Espera-se que a produção de petróleo dos sete principais depósitos de xisto em agosto aumente em cerca de 49.000 barris por dia para um recorde de 8.55 milhões de barris por dia, informou a US Energy Information Administration.

Segundo Hansen, a atividade de mercado começou a desacelerar, já que tende a julho e agosto, o pico da temporada de festas na Europa e nos EUA.

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã por causa do programa nuclear de Teerã mantiveram o mercado em seu limite, dada a possibilidade de um aumento de preço no caso de uma deterioração da situação.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse terça-feira que Teerã responderia à “pirataria” britânica sobre a apreensão de seu petroleiro em Gibraltar.

“A tensão no Irã ainda faz com que qualquer óleo seja cuidadoso”, disse Varga.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

BYD King entrega 1.200 km de autonomia e chega ao mercado brasileiro para competir com o Toyota Corolla

O mercado automotivo está prestes a receber uma nova proposta revolucionária com a chegada do…

19 horas ago

Exército Brasileiro abre inscrições para concurso público destinado a preencher 210 vagas

O Exército Brasileiro anunciou a abertura de um concurso público para preencher 210 vagas no…

19 horas ago

Indorama Ventures abre inscrições para dezenas de vagas sem experiência; participe do processo seletivo!

A Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em diversos mercados em…

19 horas ago

Nova bateria da CATL carrega 1 km por segundo e revoluciona totalmente a indústria global de automóveis

A gigante chinesa CATL, líder mundial na fabricação de baterias para veículos elétricos, acaba de…

20 horas ago

Vale e Caterpillar firmam parceria para descarbonização na mineração

A Vale, gigante da mineração, e a renomada fabricante de equipamentos pesados Caterpillar deram um…

2 dias ago

Petrobras adota estratégia polêmica: Reajustes nos combustíveis com um mês de atraso

Desde a mudança em sua política de precificação de combustíveis em maio de 2023, a…

2 dias ago