PETRÓLEO

Petróleo: Opep+ decide manter as metas de produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+)  informou que decidiu manter a produção petrolífera. De acordo com informações oficiais, a decisão foi tomada após o anúncio da União Europeia e do G7 sobre o teto de preço do barril do petróleo russo.

Petróleo: Opep+ decide manter as metas de produção

As possíveis novas limitações, por conta do crescimento do Covid-19 na China, e as incertezas mercadológicas sobre exportações de petróleo oriundos da Rússia, são fatores que contribuíram para a decisão.

O debate sobre o financiamento da guerra entre a Rússia e Ucrânia

Durante a reunião anterior da Opep+, produtores concordaram com a redução de 2 milhões de barris por dia, reforçando rumores de Washington, de que o maior exportador do grupo, a Arábia Saudita, estaria sustentando os preços para apoiar a guerra. Os sauditas negaram as acusações. A decisão da Opep+ foi anunciada neste domingo, segundo informações oficiais, a reunião foi realizada de maneira online.

Sobre o corte de produção

No mês de outubro deste ano, a Opep+ havia decidido cortar a produção. No entanto, a Casa Branca e os congressistas disseram que a organização estaria prejudicando os esforços globais para amenizar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo a Opep+, o corte na produção em outubro foi oriundo da baixa perspectiva econômica, visto que o preço do petróleo tem recuado nos últimos meses.

O que pode ter ocasionado a queda no preço do petróleo?

A queda no preço do petróleo pode ser resultado do crescimento mais lento da China e das taxas mais elevadas de juros, considerando a incerteza do mercado sobre outro possível corte na produção.

A próxima reunião oficial está prevista para meados de 2023

Por isso, a organização informou que a política permanece inalterada, considerando a decisão dos produtores de petróleo. A próxima reunião de Ministros da Opep+ está prevista para fevereiro de 2023, ao passo que uma reunião completa deve ocorrer em junho do ano que vem.

Sobre a Opep

A Opep nasceu como uma Organização dos Países Exportadores de Petróleo, fundada em 1970 no Iraque, em Bagdá. Trata-se de uma organização que administra os interesses relacionados ao petróleo, considerando a exploração, produção, exportação e importação de forma global.

Por isso, a organização trabalha de maneira conjunta para que haja consenso sobre o preço dos barris de petróleo, estabilizando o mercado, considerando a competitividade. A sigla da Opep em inglês é “Opec”, se referindo a “Organization of the Petroleum Exporting Countries”.

Opep+

A Opep+ é um grupo de países exportadores de petróleo. Atualmente, a Opep+ possui 23 países membros, que se reúnem regularmente para decidir o preço do petróleo bruto no mercado mundial. O centro do Opep+ são os países da Opep, principalmente países do Oriente Médio e da África. 

Atualmente, os países da Opep são responsáveis por 30% da produção petrolífera global. Arábia Saudita ganha destaque como o maior produtor de petróleo da Opep, com uma produção de 10 milhões de barris por dia.

2016

A Opep+ foi criada recentemente, em 2016. Quando a Opep se uniu com outros 10 países que produzem petróleo. A Rússia está entre esses novos integrantes da Opep+, como uma produção atrativa de 10 milhões de barris por dia, tal como a Arábia Saudita.

Países membros da Opep: Argélia, Angola, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. Aliados que formam a Opep+: Azerbaijão, Bahrein, Brunei, Cazaquistão, Malásia, México, Omã, Rússia, Sudão e Sudão do Sul.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago