Os trabalhadores do setor petrolífero em Sharara, o maior campo da Líbia que recentemente reabriu após um hiato de três meses, exigiram um aumento salarial de 67%, ao tentar devolver a produção de petróleo no local à sua taxa normal de produção de 315.000 bpd. A Reuters informou na segunda-feira, citando um vídeo que os trabalhadores postaram.
O governo decidiu elevar os salários em 67% em 2013, mas o aumento nunca se materializou, enquanto Sharara continua sofrendo de frequentes fechamentos devido a grupos armados que o ocupam.
Segundo a Reuters, trabalhadores de outros dois campos de petróleo na Líbia também estão exigindo um aumento salarial de dois terços.
A Corporação Nacional do Petróleo (NOC) reconhecida internacionalmente pela Líbia apóia as demandas de aumento salarial, dizendo que os trabalhadores do setor continuam trabalhando sob circunstâncias extremamente difíceis, acrescentando que é decepcionante que um aumento salarial não tenha sido incluído no orçamento do governo líbio para este ano.
No início de março, o campo de petróleo de Sharara retornou às operações após ser fechado para produção em dezembro, quando confrontos entre grupos militantes forçaram a NOC a instituir um caso de força maior.
Sharara tem sido uma das principais razões pelas quais o país do norte da África é amplamente visto como um curinga nas previsões globais de preço do petróleo. Como é responsável por cerca de um terço da produção total de petróleo do país, Sharara, assim como os terminais de exportação do Oil Crescent, se tornou um alvo natural para vários grupos que disputam o poder e o controle sobre a riqueza do petróleo da Líbia.
Desde a semana passada, a produção de petróleo da Líbia foi de 1,2 milhão de barris por dia, de acordo com o ministro da Fazenda Faraj Bomtar, de Trípoli, e um novo aumento é esperado nos próximos dias. Sharara foi dito estar bombeando 270.000 bpd a partir de 19 de março.
Embora o aumento da produção em Sharara possa impulsionar a produção e as receitas de petróleo da Líbia, questões de segurança e freqüentes interrupções no campo e em outras instalações e portos líbios tornam os observadores do mercado e a OPEP cautelosos sobre a previsão de fornecimento do país.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…