Categorias ENERGIANOTÍCIAS

Petroleira francesa TotalEnergies fecha acordo de R$ 12,6 bilhões com a empresa brasileira Casa dos Ventos

A sexta maior empresa do ramo do petróleo e gás natural mundial e primeira empresa do setor na França, TotalEnergies, fez um anúncio nesta quarta-feira, 26, sobre sua nova parceria que rendeu cerca de R$ 12,6 bilhões, junto à líder em energia eólica e solar do Brasil, Casa dos Ventos. Ambas juntaram suas ações para descarbonizar suas operações e acelerar a transição energética no mercado nacional.

Acordo da Casa dos Ventos e TotalEnergies

O acordo entre as duas empresas conta com a participação de 66% do valor da Casa dos Ventos e 34% da TotalEnergies, o investimento tem como finalidade desenvolver e operar uma ampla gama de projetos de geração de energia renovável, o qual se pretende chegar a 12 gigawatts (GW) de potência.

Após o fechamento do negócio, que acontecerá no final desse ano, o valor prestado antes de receber o investimento da nova empresa, foi estimado em mais ou menos 12,6 bilhões de reais, segundo a Casa dos Ventos, uma das principais empresas brasileiras do ramo de geração eólica e também pioneira no ramo.

O acordo firmado entre Casa dos Ventos e TotalEnergies já nasce com um montante de mais de 6 gigawatts (GW) em empreendimentos de geração de energia renovável, sendo que dos 6 GW, 700 MW já em operação, 1 GW em construção e 4,5 GW em estágio avançado de desenvolvimento.

Negócios da Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos, fundada pelo empresário Mario Araripe, manterá seu portfólio de projetos vinculado integralmente aos atuais acionistas. Desse modo, irá continuar independente na averiguação de novas oportunidades e junto à elaboração de projetos renováveis.

A nova empresa que nascerá com o acordo de ambas, lhe dá o direito de adquirir esses projetos estando em fase de desenvolvimento pela unidade da Casa dos Ventos de acordo com as fases de execução que os empreendimentos forem atingidos.

Sendo assim, o montante da nova empresa de renováveis poderá evoluir para até 6 GW, atingindo assim os 12 GW no futuro. De acordo com Araripe, a associação com a TotalEnergies irá permitir uma melhor e mais rápida expansão de geração e que a estrutura da nova empresa servirá para maximizar correlação e coesão entre ambas as empresas.

“Além de sua solidez financeira, a presença global da TotalEnergies contribuirá para a expansão de nossa carteira de clientes e aprimorará nosso conhecimento em novos campos da transição energética”, abordou Araripe.

TotalEnergies apoiará o crescimento da nova empresa

A TotalEnergies afirmou em nota que pretende apoiar o crescimento e desenvolvimento da nova empresa, através de sua presença global dentro do mercado de “PPAs” (contratos de compra e venda) capital, poder aquisitivo, experiência empresarial e um forte balanço patrimonial, permitindo que a nova empresa melhore sua posição financeira.

“Com esta transação, a TotalEnergies adquire nada menos que uma posição de liderança no mercado brasileiro de energia renovável, um dos mercados comerciais mais dinâmicos do mundo”, ressaltou Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies.

“Este mercado enquadra-se na nossa estratégia de aproveitar o crescimento dos negócios desregulamentados de energia, crucial para a transição energética”, finalizou Pouyanné.

A meta da TotalEnergies é de atingir 100 GW de capacidade de geração de energia com fontes renováveis até o ano de 2030.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago