A sexta maior empresa do ramo do petróleo e gás natural mundial e primeira empresa do setor na França, TotalEnergies, fez um anúncio nesta quarta-feira, 26, sobre sua nova parceria que rendeu cerca de R$ 12,6 bilhões, junto à líder em energia eólica e solar do Brasil, Casa dos Ventos. Ambas juntaram suas ações para descarbonizar suas operações e acelerar a transição energética no mercado nacional.
O acordo entre as duas empresas conta com a participação de 66% do valor da Casa dos Ventos e 34% da TotalEnergies, o investimento tem como finalidade desenvolver e operar uma ampla gama de projetos de geração de energia renovável, o qual se pretende chegar a 12 gigawatts (GW) de potência.
Após o fechamento do negócio, que acontecerá no final desse ano, o valor prestado antes de receber o investimento da nova empresa, foi estimado em mais ou menos 12,6 bilhões de reais, segundo a Casa dos Ventos, uma das principais empresas brasileiras do ramo de geração eólica e também pioneira no ramo.
O acordo firmado entre Casa dos Ventos e TotalEnergies já nasce com um montante de mais de 6 gigawatts (GW) em empreendimentos de geração de energia renovável, sendo que dos 6 GW, 700 MW já em operação, 1 GW em construção e 4,5 GW em estágio avançado de desenvolvimento.
A Casa dos Ventos, fundada pelo empresário Mario Araripe, manterá seu portfólio de projetos vinculado integralmente aos atuais acionistas. Desse modo, irá continuar independente na averiguação de novas oportunidades e junto à elaboração de projetos renováveis.
A nova empresa que nascerá com o acordo de ambas, lhe dá o direito de adquirir esses projetos estando em fase de desenvolvimento pela unidade da Casa dos Ventos de acordo com as fases de execução que os empreendimentos forem atingidos.
Sendo assim, o montante da nova empresa de renováveis poderá evoluir para até 6 GW, atingindo assim os 12 GW no futuro. De acordo com Araripe, a associação com a TotalEnergies irá permitir uma melhor e mais rápida expansão de geração e que a estrutura da nova empresa servirá para maximizar correlação e coesão entre ambas as empresas.
“Além de sua solidez financeira, a presença global da TotalEnergies contribuirá para a expansão de nossa carteira de clientes e aprimorará nosso conhecimento em novos campos da transição energética”, abordou Araripe.
A TotalEnergies afirmou em nota que pretende apoiar o crescimento e desenvolvimento da nova empresa, através de sua presença global dentro do mercado de “PPAs” (contratos de compra e venda) capital, poder aquisitivo, experiência empresarial e um forte balanço patrimonial, permitindo que a nova empresa melhore sua posição financeira.
“Com esta transação, a TotalEnergies adquire nada menos que uma posição de liderança no mercado brasileiro de energia renovável, um dos mercados comerciais mais dinâmicos do mundo”, ressaltou Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies.
“Este mercado enquadra-se na nossa estratégia de aproveitar o crescimento dos negócios desregulamentados de energia, crucial para a transição energética”, finalizou Pouyanné.
A meta da TotalEnergies é de atingir 100 GW de capacidade de geração de energia com fontes renováveis até o ano de 2030.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…