A companhia Petrocity Portos está com um novo projeto em andamento para expandir suas operações no ramo de movimentação de cargas no Brasil. Trata-se do terminal de uso privado (TUP) Urussuquara, que será localizado em São Mateus, no estado do Espírito Santo. As obras iniciarão já durante o ano de 2023 para que o projeto esteja finalizado no ano de 2026, conforme o planejamento da companhia de logística portuária.
Petrocity entregou Rapir à Antaq com as principais informações sobre o desenvolvimento e investimentos no projeto do terminal TUP Urussuquara
A Petrocity continua avançando na busca pela sua expansão no mercado portuário brasileiro no ano de 2022 e já está preparando um novo projeto para ser iniciado em 2024.
O terminal TUP Urussuquara será a nova aposta da companhia para a movimentação de cargas no ramo portuário do estado do Espírito Santo.
Conforme descrito no Relatório de Acompanhamento de Projeto de Investimento Realizado (Rapir), enviado recentemente à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Petrocity fará investimentos na casa dos R$ 4,6 bilhões para garantir a construção do terminal.
Segundo o documento, a empresa pretende começar as obras em 1º de janeiro de 2023 e, conforme o cronograma, a conclusão de toda a instalação do TUP possui previsão de término em dezembro de 2026.
Além disso, já foram entregues à Antaq um cronograma com as audiências públicas a serem realizadas ao longo dos próximos meses, bem como o cronograma de instalação do terminal no território do estado.
O Ibama informou à empresa, em setembro, que dispunha de 45 dias para solicitar a audiência pública, mas o órgão ambiental não a realizou.
Dessa forma, a empresa espera agora que o órgão realize a audiência ainda durante os próximos dos meses, para haver a emissão da licença prévia no final de janeiro de 2023.
Com isso, o início dos investimentos nas obras do projeto do terminal TUP Urussuquara poderá ser o grande foco da Petrocity ao longo do ano de 2023, acelerando ainda mais os prazos de entrega do empreendimento.
Projeto do terminal TUP Urussuquara pretende entregar empreendimento com capacidade de movimentar 23 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos
A companhia Petrocity pretende conseguir bons resultados com os investimentos bilionários na construção do TUP Urussuquara no estado do Espírito Santo.
De acordo com suas projeções iniciais, o local terá capacidade de movimentação de 23 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos, garantindo assim uma boa presença no mercado portuário nacional.
Por fim, a empresa realizará a construção de uma termelétrica a gás de 1,8 GW de capacidade, um navio gaseiro que ficará atracado de forma permanente no porto e uma unidade da Marinha do Brasil.
Dessa forma, ela conseguirá utilizar o terminal para realizar o transporte de GNL, já que há um gasoduto com um ponto de conexão já existente na região.
Além disso, etanol e gasolina serão alguns dos outros produtos a serem movimentados no terminal da Petrocity a partir do ano de 2026.
Conheça a Petrocity
Petrocity foi criada em 2013 por um grupo de executivos oriundos dos setores de Planejamento, logístico e bancário visando a implantação de projetos, implementação e administração de terminais portuários.
Com o objetivo de revolucionar a logística do país, por projetos e ações inteligentes, a marca Petrocity esteve presente em outras vertentes, todas voltadas ao planejamento, otimização, agilidade e redução nos custos logísticos.