Foto: Agência Brasil
Durante o Seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, apresentou um novo plano de investimentos para o mercado brasileiro. Serão mais de US$ 5,2 bilhões em projetos de produção e escoamento de gás natural previstos no Plano Estratégico 2023 – 27. Novos campos e a ampliação da infraestrutura atual são os principais objetivos do novo plano da estatal para o setor energético.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou um novo plano de investimentos de US$ 5,2 bilhões na implantação de novos projetos para exploração e escoamento de gás natural. O anúncio foi realizado durante o Seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, na Fiesp, durante a última segunda-feira (17).
Prates está investido em ampliar a infraestrutura do mercado de gás natural brasileiro ao longo dos próximos anos de sua gestão na petroleira estatal. Segundo a companhia, o Plano Estratégico 2023 – 27 prevê o desenvolvimento de novos campos e infraestruturas, incluindo projetos em parceria com a Sergipe Águas Profundas (SEAP) e BM-C-33, na Bacia de Campos, além do Projeto Integrado Rota 3, com capacidade de até 21 milhões m³/dia.
Essas novas infraestruturas somam uma capacidade de até 55 milhões m³/dia na oferta de gás nacional, movimentando a economia e atraindo novos investimentos para o segmento. O presidente da Petrobras também apresentou a explicação sobre como é realizada a reinjeção de gás nos reservatórios, que faz parte do processo de descarbonização e aumento da produção de petróleo.
Isso se deve ao fato de que o gás do pré-sal contém um excesso de CO2, o qual precisa ser reinjetado de volta nos campos de produção juntamente com o gás natural. Esse processo proporciona uma maior produção de petróleo e, segundo a Petrobras, representa a maior operação desse tipo no mundo em termos de captura de CO2.
O gerente-executivo de Reservatórios da Petrobras, Tiago da Rosa Homem, ressaltou a importância de criar um ambiente mais competitivo para o gás natural e a produção de petróleo. Ele destacou que, com o desenvolvimento de novas reservas e a conclusão da Rota 3, a Petrobras aumentará significativamente a oferta de gás natural a partir de 2025.
“No entanto, não é fácil encontrar petróleo economicamente viável, por isso é fundamental utilizar os melhores recursos e técnicas para extrair o máximo e otimizar os recursos energéticos do país”, afirmou.
Também foi anunciado ontem que será criado um grupo de trabalho envolvendo o Governo Federal e o setor empresarial nacional para buscar formas de melhorar a oferta de gás natural no país. A sugestão para a criação do grupo partiu do presidente da Fiesp, Josué Gomes.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que o gás é essencial para diversos setores industriais brasileiros, como a indústria química, de fertilizantes, cerâmica e comércio. O novo plano de investimentos da Petrobras sob o comando de Prates também prevê a aproximação dos projetos com o Governo Federal, impulsionando a iniciativa.
Ainda durante o Seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, o presidente da Petrobras também destacou a importância do gás natural como fonte de energia limpa e acessível. Segundo ele, a companhia está trabalhando em projetos para tornar o gás mais competitivo em relação a outras fontes de energia, como a eletricidade.
O anúncio dos investimentos na exploração e escoamento de gás natural é visto como uma importante medida para impulsionar a economia do país, especialmente no setor industrial. Agora, resta à Prates seguir com o plano de investimentos da Petrobras para um futuro promissor do mercado de gás natural nacional.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…