A Petrobras continua a investir em novas tecnologias e sistemas de modernização de suas operações no segmento de combustíveis nacional. Para esta segunda-feira, (19/12), a empresa está dando continuidade aos testes iniciais do seu novo robô de inspeção, o Anymal D. A fase de testes está ocorrendo na Refinaria Henrique Lage, a Revap, em São José dos Campos, utilizando a tecnologia de ponta do equipamento para verificar a qualidade do controle de operações no refino de combustíveis.
Robô Anymal D é a nova aposta da Petrobras para otimizar o controle e a segurança dos processos de refino de combustíveis na refinaria Revap
Em meio à necessidade inerente de novas soluções de modernização das operações e mais controle dos processos, a Petrobras vem investindo em projetos de digitalização de suas plantas em todo o Brasil.
Um de seus últimos projetos foi o desenvolvimento do Anymal D. Um robô capaz de realizar a inspeção e monitoramento dos processos de refino de combustíveis em suas refinarias brasileiras.
Assim, a empresa deu início à fase de testes do novo equipamento na refinaria Revap, verificando a capacidade de monitoramento das operações.
O robô possui aparência semelhante de um cachorro e está fazendo um grande sucesso na refinaria. Sendo capaz de se movimentar com facilidade por meio de toda a planta, bem como, desviar de obstáculos que apareçam em seu caminho.
A Petrobras apresentou pela primeira vez o projeto do robô de inspeção durante o encontro da feira Rio, Oil & Gas, realizada em outubro, no Rio de Janeiro, e foi um sucesso entre os participantes.
Para garantir uma boa qualidade no monitoramento e inspeção dos processos, o Anymal D é equipado com câmera zoom e termográfica, laser scan e gravador de som. Podendo atuar de forma autônoma em inspeções pré-programadas.
Ele ainda possui tecnologia embarcada que lhe permite ler informações de instrumentos (analógicos e digitais), gerando relatórios, garantindo assim um controle mais eficiente dos processos na refinaria Revap.
Anymal D foi fabricado pela Petrobras em parceria com a suíça ANYBOTICS e está sendo bastante eficiente no controle de operações da refinaria Revap
Para o desenvolvimento do seu novo projeto de monitoramento e inspeção, a Petrobras lançou o programa early adopters do Anymal X. E contou com a parceria da ANYBOTICS, uma companhia suíça, para a criação do robô.
Esse projeto pretende utilizar o Anymal D não só em refinarias como a Revap. Mas sim criar uma versão do robô direcionada a ambientes sujeitos à presença de atmosferas explosivas, com previsão de lançamento para 2023.
Os testes iniciais na refinaria Revap foram iniciados durante a primeira semana de dezembro. Logo após o treinamento com os colaboradores da Petrobras.
Ministrado por técnicos da ANYBOTICS e da PUR, representante exclusivo no Brasil da empresa suíça, o treinamento permitiu capacitar cerca de 20 empregados de diferentes unidades da companhia.
Agora, as equipes da estatal pretendem continuar com os testes para verificar os problemas e pontos fortes do Anymal D, visando a comercialização em 2023.
Conheça mais sobre a refinaria Revap
A Refinaria Henrique Lage (Revap) está localizada na Rodovia Presidente Dutra, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Ocupa uma área de 10.000.000 m². Iniciou suas atividades em março de 1980. Atualmente responde, principalmente, pelo abastecimento do mercado paulista e do centro-oeste do país.