ÓLEO E GÁS

Petrobras inicia processo de contratação dos FPSO’s P-84 e P-85 para as jazidas compartilhadas de Atapu e Sépia

A Petrobras, que atua com a exploração e produção de petróleo em águas profundas, iniciou o processo de contratação de duas unidades de produção FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading) para as jazidas compartilhadas de Atapu e Sépia.

A estatal passou a deter 65,7% do depósito compartilhado de Atapu, as plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sepia) terão capacidade de produção diária de 225 mil barris de petróleo cada. É esperado que as propostas de contratação sejam recebidas em julho deste ano e a produção comece em 2028.

O que é e como funciona uma plataforma FPSO?

A Unidade Estacionária de Produção (UEP) é a mais utilizada no desenvolvimento de Campos Offshore no Brasil, a principal dessas unidades é a FPSO que é utilizada principalmente em águas profundas e ultraprofundas, além dela existem vários tipos de unidades de produção, como plataformas fixas e semi submersíveis, a principal função do FPSO é o processamento primário do óleo extraído do reservatório.

Após feita a separação, o óleo produzido é armazenado em tanques e posteriormente transferido para um navio aliviador, por possuir grande capacidade de armazenamento e planta de beneficiamento, o FPSO é a UEP ideal para ser utilizado em campos cuja produção ocorre a grandes distâncias da costa brasileira.

A contratação de plataformas tipo FPSO pela Petrobras

A Petrobras acelerou o processo de contratação de duas plataformas do tipo FPSO, ambas serão construídas para as jazidas compartilhadas de Atapu e Sépia, o projeto da plataforma representa um passo na evolução tecnológica para a redução das emissões de gases de efeito estufa, com destaque para a introdução do conceito All Electric em projetos desse porte.

As plataformas terão uma capacidade de produção de 225 mil barris de óleo e 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia, cada uma. O direito para a exploração dos campos onde ficarão as plataformas foi concedido no ano passado por meio de um leilão para a estatal brasileira e mais duas outras companhias, a Shell e a Total Energies.

Conceito All Electric

O conceito All Electric é ambientalmente desejável e relevante para a trajetória de descarbonização e cumprimento dos compromissos de sustentabilidade da Petrobras, ter uma melhor eficiência carbônica também favorece a indústria nacional, pois há mais possibilidade de oferecer equipamentos nacionais em substituição aos que hoje são importados.

Representando maior competitividade para o petróleo e gás brasileiro nos futuros mercados internacionais, é esperado que o projeto reduza a intensidade das emissões de gases de efeito estufa em 30% por barril de óleo equivalente produzido, otimizações na planta de processamento para aumentar a eficiência energética e incorporação de diversas tecnologias.

Petrobras fecha acordo com OGMP

Foi anunciado pela estatal brasileira um acordo realizado com a Oil & Gas Methane Partnership (OGMP), uma iniciativa global coordenada pela Organização das Nações Unidas que se dedica à quantificação e gestão de emissões de metano, visando a mitigação das mudanças climáticas.

Segundo Rafael Chaves, Diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, é um compromisso da Petrobras mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Segundo ele, a adesão a OGMP será uma contribuição para consolidar uma conquista da Petrobras que foi a redução em 55% da emissão de metano no upstream entre os anos de 2015 e 2022.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Revolução tecnológica: Bateria elétrica brasileira pode mudar o futuro da aviação

Desde o surgimento dos carros elétricos, uma questão paira no ar: por que não temos…

13 horas ago

Vagas no setor de logística! Empresa contrata profissionais de todo o Brasil

Se você está buscando oportunidades profissionais na área de logística, fique atento às últimas vagas…

14 horas ago

Edital publicado! Universidade Federal mais de 30 vagas em programa de pós-graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou recentemente a abertura das inscrições para o processo…

15 horas ago

Oportunidade de carreira na marinha mercante: Concurso oferece 293 vagas para escolas de formação de oficiais

A Marinha Mercante abre as portas para uma nova geração de talentos com a publicação…

15 horas ago

UFCA oferece curso de especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social na modalidade EAD

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a abertura de inscrições para o curso de…

15 horas ago

Nova fábrica de telhas e painéis termoisolantes da Perfilor, joint venture da ArcelorMittal e Tekno, será construída em Santa Catarina

O município de Araquari, situado no litoral Norte de Santa Catarina, está prestes a receber…

15 horas ago