ÓLEO E GÁS

Petrobras inicia operações de perfuração em novo poço na Margem Equatorial

A Petrobras anunciou no último sábado, 23, o início das operações de perfuração do poço Pitu Oeste na Margem Equatorial, marcando o retorno da empresa ao projeto de exploração de petróleo e gás na região. Previstas para durar entre três e cinco meses, as operações fornecerão dados geológicos essenciais para as atividades futuras na área. Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, enfatizou o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico da região e a segurança energética nacional. A companhia planeja seguir com a exploração da Margem Equatorial de acordo com o Plano Estratégico 2024–2028, anunciado recentemente ao mercado.

Petrobras dá início à perfuração do poço Pitu Oeste, na Margem Equatorial

A Petrobras deu início às operações de perfuração em um novo poço na Margem Equatorial nacional. Essa iniciativa marca a retomada das atividades da empresa na busca por reservas de petróleo e gás ao longo da costa, do estado do Rio Grande do Norte ao Amapá.

As atividades de perfuração no poço Pitu Oeste (RN), localizado a 53 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte, na concessão BM-POT-17, foram iniciadas na última semana pela petroleira. Essas operações têm previsão de duração entre três e cinco meses. O poço Pitu Oeste pode garantir à Petrobras informações geológicas essenciais para confirmar a extensão da descoberta de petróleo realizada em 2014 no poço Pitu.

A Petrobras obteve a licença de operação do IBAMA em outubro de 2023 para perfurar dois poços de exploração na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial Brasileira. Além do Pitu Oeste, a empresa planeja perfurar o poço Anhangá, localizado a 79 km do litoral do Rio Grande do Norte.

A viabilidade econômica dessa concessão será essencial para o desenvolvimento das operações futuras e necessitará um novo processo de licenciamento ambiental para a etapa de produção. Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico da região, enfatizando a importância de contribuir para a segurança energética nacional.

A Margem Equatorial é atualmente considerada um ativo de alto destaque para a Petrobras, contribuindo não apenas para o cenário nacional, mas também para a sustentabilidade global. Assim, os objetivos da companhia para os próximos anos incluem seguir com as operações de exploração da área. 

Petrobras planeja 3,1 bilhões de dólares em investimentos

O Plano Estratégico 2024–2028 da Petrobras prevê um investimento de 3,1 bilhões de dólares para a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial. Durante esse período, a empresa planeja realizar a perfuração de 16 poços, buscando aproveitar o potencial de exploração da região.

Essa decisão também foi reforçada pelas descobertas recentes realizadas por outras empresas em áreas próximas à fronteira, como Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Assim, ao longo dos próximos cinco anos, os investimentos da Petrobras devem priorizar o setor de petróleo e gás natural, recebendo a maior parte do montante total de 102 bilhões de dólares.

A empresa também destinará 11,5 bilhões de dólares para projetos voltados à redução da pegada de carbono, destacando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Os investimentos da Petrobras na Margem Equatorial também garantirão grandes contribuições para o desenvolvimento socioeconômico da região. Isso porque o projeto de exploração da empresa tem o potencial de gerar empregos e estimular o crescimento nas áreas.

Além disso, o plano de redução de emissões da estatal destaca seu comprometimento com a busca por soluções energéticas sustentáveis e a longo prazo. Dessa forma, ao iniciar as operações de perfuração no poço da Margem Equatorial, a companhia reforça seu compromisso em explorar e expandir as atividades na busca por reservas na região.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago