NOTÍCIAS

Petrobras faz história: Maior projeto de revitalização offshore do mundo começa com a produção do FPSO Anna Nery

A Petrobras produziu o primeiro óleo na FPSO Anna Nery no campo de Marlim, na bacia de Campos, um importante passo na revitalização offshore da empresa. Com a produção de mais de 50% do óleo originalmente in situ (no local), a FPSO Anna Nery e outras duas embarcações serão instaladas no campo para interligar 100 poços nos próximos cinco anos. A previsão é alcançar um volume de 900 mil barris de óleo equivalente na bacia de Campos até 2027, três vezes mais do que a produção atual.

Petrobras inicia investimentos na revitalização da bacia de Campos

A revitalização offshore da bacia de Campos é um projeto estratégico da Petrobras, que prevê investimentos de US$ 18 bilhões nos próximos anos. Esse investimento deve adicionar um volume de 20 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) às reservas da empresa até 2030, sendo 5 bilhões de boe decorrentes dos ativos operados pela Petrobras nesta bacia.

A substituição de 10 unidades por duas novas FPSOs é parte fundamental deste plano de revitalização, que também inclui projetos complementares em plataformas existentes.

FPSO Anna Nery e Anita Garibaldi

A FPSO Anna Nery é a primeira de três novos sistemas que entrarão em produção na bacia de Campos. A próxima FPSO a ser instalada no campo de Marlim será a Anita Garibaldi, que, com a FPSO Anna Nery, produzirá 150 mil barris de petróleo por dia a partir do segundo semestre deste ano.

As duas plataformas integram o maior projeto de revitalização offshore da indústria mundial, segundo a estatal. A região, que já foi a principal bacia produtora do país, perdeu espaço para os gigantes reservatórios do pré-sal, cuja descoberta coincidiu com o início do declínio da produção da bacia.

Revitalização da bacia de Campos como escola para a indústria offshore

A história e o sucesso do campo de Marlim se confundem com a história de sucesso da Petrobras em águas profundas e ultraprofundas. A revitalização da bacia de Campos é um projeto desafiador, que exige a superação de dificuldades técnicas e operacionais.

A Petrobras está comprometida em transformar a bacia de Campos em uma escola para a indústria offshore, desenvolvendo soluções inovadoras para a exploração de petróleo e gás em águas profundas.

Petrobras anuncia investimento no bloco exploratório BM-C-33

A Petrobras, juntamente com a Equinor e a Repsol Sinopec, anunciou nesta segunda-feira a decisão final de investimento no bloco exploratório BM-C-33, em águas profundas da Bacia de Campos. O projeto, que inclui a descoberta de Pão de Açúcar, exigirá US$ 9 bilhões em investimentos e extrairá reservas de óleo e gás acima de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).

O FPSO a ser contratado para o campo de Pão de Açúcar será projetado para produzir 16 milhões de m³/dia de gás natural, e a ideia é interligar o futuro campo ao Terminal de Cabiúnas, em Macaé, região Norte do Rio de Janeiro. Esse volume pode representar 15% da demanda brasileira de gás na partida.

Equinor e Repsol Sinopec

A Equinor opera a área do BM-C-33, onde tem 35% de participação, desde dezembro de 2016. A Repsol Sinopec e a Petrobras também são sócias no projeto, com participações de 35% e 30%, respectivamente. O início da produção está previsto para ocorrer em 2028.

Geir Tungesvik, o vice-presidente executivo de Projetos da Equinor, afirmou que a decisão final de investimento no projeto BM-C-33 é um marco significativo para a empresa e seus parceiros.

Ele ressaltou que a Equinor, juntamente com seus parceiros e fornecedores, desenvolveu um projeto notável que irá fornecer energia para atender às crescentes necessidades energéticas do Brasil e criar valor para a sociedade e os proprietários, contribuindo assim para o desenvolvimento da indústria local.

Tungesvik destacou ainda que o Brasil é uma das principais áreas de atuação da Equinor e o investimento no projeto BM-C-33 destaca a importância estratégica do portfólio da empresa no país.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago