Categorias NOTÍCIASPETRÓLEO

Petrobras espera danos permanentes à demanda de petróleo

A Petrobras alertou seus acionistas que a pandemia de coronavírus poderia deixar uma marca permanente na economia global, inclusive no comportamento do consumidor, pois relatou uma perda no primeiro trimestre e baixas maciças em ativos que deixaram de ser econômicos.

A empresa registrou uma perda líquida de US $ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, abaixo dos lucros de US $ 1,98 bilhão no trimestre anterior, principalmente com uma taxa de impairment de US $ 13,4 bilhões relacionada a ativos de águas rasas e profundas.

“Os ativos que tiveram seus valores ajustados são principalmente campos de petróleo em águas rasas e profundas, cuja decisão de investimento foi tomada no passado e baseada em expectativas mais otimistas de preços de longo prazo”, afirmou a Petrobras. “Não estamos surpresos com sua desvalorização em um ambiente mais desafiador”.

A empresa observou que ainda não sentiu os efeitos econômicos da pandemia em seus resultados financeiros, o que espera acontecer nos trimestres atuais e subsequentes. Por enquanto, seu fluxo de caixa livre é forte, disse a Petrobras, e também sua posição geral.

As perspectivas para o futuro não são otimistas, no entanto. A empresa brasileira espera que os preços do Brent fiquem em média apenas US $ 25 por barril este ano e que o aumento de cerca de US $ 5 por barril anualmente atinja US $ 50 em 2025. Esse é um cenário extremamente desfavorável para a maioria dos produtores de petróleo.

Mas, além dos preços, a Petrobras também disse esperar mudanças permanentes nos hábitos de consumo, resultantes do choque econômico causado pela pandemia em escala global. Essa referência a hábitos alterados pode implicar mudanças no uso de energia e, portanto, na demanda de petróleo que teria um efeito de longo prazo no setor.

A Petrobras espera que o excesso nos estoques mundiais de petróleo persista, com o reequilíbrio demorando um pouco, disse a empresa, observando que “as indústrias consumidoras de petróleo, diante do novo cenário, não manterão suas demandas previamente projetadas no longo prazo, reduzindo os níveis de consumo.  “

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago