PETRÓLEO

Petrobras destaca que o Pré-Sal deve representar quase 90% da produção de petróleo nacional

De acordo com recentes informações oficiais, houve uma queda na produção de petróleo e gás natural no país, considerando o período de outubro e novembro de 2022. Contudo, essa análise se torna positiva quando comparada ao ano de 2021.

Petrobras destaca que o Pré-Sal deve representar quase 90% da produção de petróleo nacional

Informações oficiais apontam que a produção de gás e petróleo alcançou 3,1 milhões de barris de petróleo no ano de 2022, além de cerca de 40 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Segundo informações oficiais, a redução de 4,6% na produção de petróleo é constatada no comparativo com o mês de outubro de 2022.

No entanto, quando esse comparativo ocorre com o mesmo período de 2021, é possível visualizar um crescimento de 8,5%. No que tange a produção de gás natural, a queda é de 5,6% em relação ao mês de outubro de 2022, ao passo que a elevação é de 2,8% no comparativo com novembro de 2021.

Queda na produção

Especialistas apontam que a queda na produção de petróleo pode ter sido motivada por paradas em unidades flutuantes ligadas ao Pré-Sal. Assim como ocorreu em Caraguatatuba, Ilhabela e Mangaratiba. No final do ano de 2022, o Pré-Sal representava a maior parte da produção nacional, cerca de 74,5%.

De acordo com os dados oficiais, a produção foi de 2,3 milhões de barris de petróleo. Além de 101 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A operação no Pré-Sal no momento funciona com 120 poços espalhados pela costa nacional. De acordo com projeções oficiais, o Pré-Sal é a principal aposta da Petrobras para expansão de produção até o ano de 2026, visto que representa quase 90% da produção total.

Investimentos

Especialistas destacam que é possível que o Pré-Sal seja uma fonte destacável de recursos e se torne ainda mais relevante até o ano de 2026. Já que a sua representatividade deve subir de 77% da produção total, para 89%. Dessa forma, a expectativa futura para o Pré-Sal é de uma produção de alcance de 2,6 milhões de barris de petróleo por dia, considerando os próximos três anos.

FPSOs

Para alcançar essa objetividade, a Petrobras já entrou em ação. A empresa informa que realizou a entrada em operação de 15 novas plataformas específicas. Plataformas essas que armazenam e transferem o petróleo e o gás, são navios chamados FPSOs. O plano estratégico da Petrobras, que considera o ano de 2022 até 2026, destaca que estas plataformas estão localizadas no pré-sal.

Sendo assim, a atuação se dará de maneira distribuída, sendo seis Búzios, uma em Itaipu, uma  em Jubarte e quatro em Mero. Além disso, a estatal pretende prestar suporte no pós-sal com três plataformas voltadas para essa finalidade, sendo uma em Sergipe-Alagoas e duas em Marlim.

Diversos fatores impactam as oscilações na produção e no preço do petróleo

De acordo com  especialistas, as oscilações nas expectativas do mercado em relação ao petróleo se dá por diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a proximidade da próxima reunião da Opep+, que ocorrerá em março de 2023; a limitação do preço do barril de petróleo por conta do financiamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia; e, recentemente, o terremoto que abalou a Turquia e a Síria e modificou o fluxo das negociações.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago