DESTAQUE

Petrobras cancela venda da Refinaria Gabriel Passos após críticas à postura da empresa no mercado de combustíveis nacional

A companhia Petrobras anunciou o cancelamento da venda de mais um de seus ativos no mercado nacional, a Refinaria Gabriel Passos. A empresa buscava conceder o empreendimento ao mercado privado, mas não chegou a uma proposta viável e acabou cancelando o processo. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vem criticando há alguns meses a postura da empresa quanto à concessão de ativos do setor de combustíveis ao mercado privado, o que motivou a estatal a cancelar a venda da refinaria.

Venda da Refinaria Gabriel Passos é cancelada após Petrobras não chegar a um acordo final viável e favorável à concessão do ativo

A Petrobras vem nos últimos meses realizando fortes investimentos na busca pela concessão de seus ativos no mercado de combustíveis nacional à iniciativa privada. 

Essa é mais uma das estratégias utilizadas pela empresa estatal para acelerar o seu processo de privatização, debatido ao longo de todo o ano de 2022. 

No entanto, a empresa acaba de anunciar o cancelamento da venda de um de seus ativos, a Refinaria Gabriel Passos, localizada no estado de Minas Gerais. 

A petroleira explicou que chegou a receber uma proposta vinculante para venda do ativo, mas decidiu encerrar do processo, já que as condições da proposta não eram favoráveis à concessão da Refinaria Gabriel Passos. 

“Assim, a companhia avaliará o momento adequado para iniciar novo processo competitivo”, comentou a Petrobras quanto ao futuro do ativo no setor de combustíveis nacional, confirmando que não descarta a possibilidade de novas negociações para a concessão da refinaria. 

A Refinaria Gabriel Passos está localizada na cidade de Betim e possui capacidade de processamento de 166 mil barris por dia, sendo uma das maiores refinarias do país, com quase 10% de participação no refino de combustíveis.

Cancelamento da venda da Refinaria Gabriel Passos pode ter sido motivada pela críticas constantes da FUP à postura da Petrobras

A Petrobras vem sofrendo fortes críticas da FUP quanto à venda de ativos do mercado de combustíveis nacional. 

Isso, pois a federação afirma que, ao vender as plantas sem o devido debate entre parlamentares e com a sociedade brasileira, a Petrobrás não priorizou os impactos econômicos e sociais que a privatização desses ativos poderá causar nas esferas nacional e regional.

Além disso, a FUP defende que, em momento de transição de governo, é importante aguardar a formação do novo Executivo e a posse do novo Congresso para decisão sobre a matéria.

Dessa forma, a decisão da Petrobras de cancelar a venda da Refinaria Gabriel Passos pode ter sido motivada pelas constantes críticas no mercado de combustíveis.

Saiba mais sobre a Refinaria Gabriel Passos

A Gabriel Passos foi inaugurada em 30 de março de 1968, com capacidade inicial de 7.200 m³/dia. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro e político Gabriel de Resende Passos, ex-ministro de Minas e Energia.

No ano de 1970, se tornou uma refinaria completa, com unidades de destilação atmosférica e um parque de tanques adequado à sua produção. Em 1982, grandes obras ampliaram a capacidade de processamento: entram em operação as primeiras unidades de hidrodessulfurização e são construídos diversos tanques, esferas de GLP e novos flares. Ela recebeu uma unidade de coque, em 1994.

A unidade de hidrotratamento de diesel começou a operar em 2009. Enquanto que, em 2011, foi a vez das unidades da carteira de gasolina (HDS de nafta craqueada e HDT de nafta de coque).

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago