A Petrobras, uma das principais empresas do setor de energia no Brasil, anunciou uma redução significativa no preço médio de venda do diesel A para as distribuidoras válido a partir de hoje, 27 de dezembro. A medida visa alinhar-se às condições dos mercados interno e externo, conforme a estratégia comercial implementada em maio de 2023 em substituição à política de preços anterior.
Petrobras registra queda de 22,5% no preço do Diesel A ao longo do ano
A partir desta data, o preço médio do diesel A será reduzido em R$ 0,30 por litro, fixando-se em R$ 3,48 por litro para as distribuidoras. Essa decisão reflete a análise criteriosa dos fundamentos dos mercados, incorporando parâmetros que consideram as melhores condições de refino e logística da Petrobras em sua precificação.
Uma informação crucial para os consumidores é que, devido à mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor também sofrerá uma redução significativa, equivalente a R$ 0,26 por litro. Dessa forma, o preço médio do diesel A S10 nas bombas poderá variar entre R$ 4,63 e R$ 8,26 por litro, dependendo do local de venda.
Vale ressaltar que a estimativa do preço ao consumidor final é referencial, uma vez que outros fatores, como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e revenda, também influenciam no valor efetivamente cobrado no posto.
As autoridades competentes são responsáveis pela fiscalização e penalização de práticas abusivas ou lesivas ao consumidor, reforçando a importância da transparência e do cumprimento das normas. No acumulado do ano, a Petrobras registra uma redução significativa no preço de venda do diesel A para as distribuidoras, totalizando R$ 1,01 por litro, equivalente a uma queda de 22,5%.
Preços da Gasolina e do GLP se mantêm estáveis
Em contraste, os preços da gasolina e do gás de cozinha permanecem estáveis. A Petrobras informa que, para a gasolina, os preços de venda às distribuidoras estão inalterados desde 21 de outubro de 2023, após uma redução de R$ 0,12 por litro. No acumulado do ano, a gasolina A teve uma redução de R$ 0,27 por litro, representando uma diminuição de 8,7%.
Ao considerar a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a gasolina C, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor é, em média, R$ 2,05 por litro. O preço médio da gasolina C comum, de acordo com o Levantamento de Preços de Combustíveis da ANP para a semana de 17 a 23/12/2023, foi de R$ 5,59 por litro, variando entre R$ 4,65 e R$ 7,69 por litro.
No que diz respeito ao GLP, os preços de venda às distribuidoras permanecem estáveis desde 01/07, acumulando uma redução equivalente a R$ 10,40 por botijão de 13 kg, ou 24,7%. A parcela da Petrobras no preço ao consumidor é, em média, R$ 31,66 por botijão de 13 kg, enquanto o valor médio do botijão de 13 kg, segundo a ANP, foi de R$ 100,79 na última semana, variando entre R$ 67,00 e R$ 150,00.
A Petrobras reitera seu compromisso em formar preços de maneira a evitar repasses da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao mesmo tempo em que busca manter um ambiente competitivo de acordo com a legislação vigente. A companhia destaca a importância de seus produtos para a sociedade brasileira e o papel fundamental que desempenha na economia do país.
Saiba para que serve o Diesel
O diesel é um combustível utilizado principalmente em motores a diesel, que são comumente encontrados em veículos pesados, como caminhões, ônibus, trens, navios e maquinaria industrial. Esse tipo de combustível também é utilizado em alguns carros de passeio, conhecidos como veículos a diesel.
A principal característica do diesel é sua capacidade de combustão eficiente em motores de ignição por compressão, nos quais o calor gerado pela compressão do ar é suficiente para inflamar o combustível. Isso difere dos motores a gasolina, que dependem de uma faísca elétrica para iniciar a combustão.
O diesel é derivado do petróleo bruto durante o processo de refino. Ele é uma mistura de hidrocarbonetos que tem um ponto de ebulição mais elevado em comparação com a gasolina, o que o torna mais adequado para motores de alta compressão. Além disso, o diesel tem uma densidade de energia mais alta do que a gasolina, proporcionando uma maior eficiência energética em alguns contextos.