Além de investimentos robustos nos próximos anos, o segmento de petróleo, gás natural e produção de pré-sal está atingindo resultados expressivos. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP) , o setor atingiu o recorde de produção em julho.
No total, foram produzidos 4,482 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d). O resultado superou o recorde de junho de 2023, com 4,324 MMboe/d. Considerando somente o petróleo foram produzidos 3,513 milhões de barris por dia (MMbbl/d), expansão de 4,3% em relação ao mês anterior e crescimento de 18,6% em relação a julho de 2022.
Em julho, a produção de gás natural foi de 154,076 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), aumento de 1,2% em comparação a junho de 2023 e de 13,6% em relação a julho do ano anterior. O resultado também registrou o maior volume de produção até hoje, sendo maior que o de junho de 2023, com 152,258 MMm³/d.
No pré-sal, a produção total (petróleo e gás natural somados) atingiu, em julho, 3,359 MMboe/d, o que corresponde a 74,9% da produção nacional. Esse é o melhor desempenho registrado e superou o recorde de fevereiro de 2023, período em que foram extraídos 3,268 MMboe/d.
Novos investimentos e boas perspectivas
No começo de setembro, a Petrobras confirmou que deverá instalar 11 novas plataformas no pré-sal até 2027. Essa ação faz parte do planejamento estratégico da companhia no período de 2023 a 2027, que prevê investimentos de US$ 64 bilhões em exploração e produção.
A empresa, desde dezembro de 2022, efetivou dois novos sistemas no pré-sal: o P-71 no campo de Itapu; e a FPSO (Plataforma Flutuante de Produção, Armazenagem e Transferência de Petróleo) Almirante Barroso, no campo de Búzios.
A estatal também confirmou que deseja começar a operação da terceira unidade (FPSO Sepetiba, no campo de Mero) até dezembro de 2023. Além disso, destacou que 67% dos recursos previstos no planejamento estratégico serão destinados para o pré-sal.
Considerando os novos projetos e as unidades em operação, a previsão é que a companhia produzirá diariamente 3,1 milhões barris de óleo. Desse total, 2,4 milhões serão provenientes do pré-sal, o que contempla representará 78% do total da produção.
A estimativa de produção operada no pré-sal (Petrobras e empresas parceiras) é de alcançar 3,6 milhões de barris, em 2027. Esse dado mostra como a produção petrolífera pode se expandir no País nesta década.
Distribuição das plataformas
De acordo com a estatal, seis das 11 novas plataformas deverão ser instaladas em Búzios. No município fluminense, a produção acumulada atingiu, em junho, 1 bilhão de barris de óleo equivalente.
A Petrobras também prevê instalar, no segundo semestre deste ano, a segunda plataforma no campo de Nero: o FPSO Sepetiba. Nele, a estimativa é de uma produção de até 180 mil barris.
A companhia espera colocar em operação mais duas unidades no campo de Nero até 2025, totalizando quatro sistemas. Atualmente, Nero é o terceiro maior campo do Brasil, perdendo somente para Tupi e Búzios, também localizados no pré-sal da Bacia de Santos.
Já com relação à Bacia de Campos, a Petrobras informou que pretende implantar outras plataformas. A estimativa é que o local será o destino do FPSO Maria Quitéria em 2025, cuja capacidade de produção é de até 100 mil barris.
Paralelamente, a estatal está atuando na revitalização de ativos na Bacia de Campos, com a meta de ampliar a capacidade de produção a partir da implantação de novos sistemas. Em 2027, o local deverá receber o novo FPSO do projeto de Revitalização de Albacora, que pode produzir até 120 mil barris — atuando no pós-sal e no pré-sal.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…