PETRÓLEO

Petrobras anuncia início da produção do FPSO Sepetiba no pré-sal do Campo de Mero

A Petrobras anunciou no último domingo, 31, a entrada em operação do FPSO Sepetiba no campo de Mero, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Com capacidade para produção de até 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás diários, o FPSO Sepetiba é o terceiro sistema de produção de Mero. A plataforma utiliza tecnologias inovadoras e suporta práticas sustentáveis como o Carbon Capture, Utilization and Storage (CCUS), fortalecendo o compromisso da Petrobras com a descarbonização. A empresa afretou a plataforma da SBM Offshore e pretende intensificar a produção ao longo do ano.

FPSO Sepetiba começa a produção no pré-sal do Campo de Mero

A Petrobras realizou nesta última semana a entrada em operação do FPSO Sepetiba no campo de Mero, localizado no bloco de Libra, na região do pré-sal da Bacia de Santos. Esse é o terceiro sistema de produção de Mero, com uma capacidade de até 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás diários.

O FPSO Sepetiba integra um sistema de produção abrangente, que envolve a perfuração e preparação de poços para produção, completando um total de oito poços produtores e oito poços injetores de água e gás, todos interligados à unidade. Além de sua capacidade de produção, o Sepetiba também possui tecnologias de ponta para aprimorar a eficiência operacional no pré-sal de Mero.

O FPSO da Petrobras possui a tecnologia CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), um processo de descarbonização no qual o CO₂ é reinjetado no reservatório, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destaca a união entre alta produtividade e descarbonização do FPSO Sepetiba como um destaque na produção do pré-sal de Mero. 

Ele ainda enfatiza o compromisso da empresa com a sustentabilidade nos negócios e no meio ambiente. O uso dessas tecnologias no FPSO Sepetiba reflete esse compromisso da petroleira, que vem investindo em reduzir seu impacto ambiental e contribuir para a descarbonização da indústria petrolífera.

Petrobras afretou o FPSO Sepetiba da SBM Offshore para produção no pré-sal

A Petrobras firmou uma parceria importante com a SBM para afretar o FPSO Sepetiba, sendo essa a terceira unidade produtora no campo de Mero. A SBM não apenas forneceu a plataforma como também a construiu. Essa parceria faz parte de um plano que prevê a instalação de um total de cinco FPSOs, sendo que dois ainda aguardam instalação.

A Petrobras estabeleceu um novo recorde ao colocar em produção cinco FPSOs no período de um ano, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Agora, o objetivo da companhia é investir na produção do pré-sal de Mero ao longo do ano de 2024. Operado pela Petrobras em colaboração com parceiros como Shell Brasil, TotalEnergies, CNPC, CNOOC e Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), o campo de Mero produz diariamente cerca de 230 mil barris de óleo e 15 milhões de metros cúbicos de gás.

O sucesso em colocar em operação cinco unidades em um período tão curto destaca a habilidade técnica da Petrobras e seu compromisso com o crescimento da produção no pré-sal. Carlos José Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, afirma que esse foi um feito importante para o setor de óleo e gás.

Isso, pois essa realização não apenas demonstra a competência técnica da Petrobras, mas também reforça a intenção da empresa de investir no crescimento da produção no mercado petrolífero. Dessa forma, a entrada em produção do FPSO Sepetiba no pré-sal de Mero destaca o compromisso da petroleira com o futuro da indústria nacional.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago