A produção de carros elétricos está caminhando para se tornar cada vez mais acessível, de acordo com uma pesquisa da Gartner, prevendo que até 2027 os modelos serão mais baratos de fabricar do que os movidos a combustão. Apesar desse avanço, a pesquisa alerta para um aumento nos custos de reparação, o que equilibra parte da economia na produção. As seguradoras também estão se preparando para possíveis impactos, considerando lançar planos mais caros para cobrir acidentes envolvendo os veículos elétricos. Além disso, o relatório demonstra que o mercado competitivo pode ser um grande desafio para startups menores ao longo dos próximos anos.
Uma pesquisa recente da Gartner revelou que a produção de carros elétricos está se tornando cada vez mais acessível no mercado global. A análise aponta que, até 2027, a fabricação de veículos elétricos será mais econômica do que a de carros a combustão. Isso acontecerá, principalmente, pela redução nos custos de matéria-prima e processos de produção.
No entanto, esse avanço traz desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito aos custos de reparação. Até 2027, a pesquisa prevê que os gastos com consertos em carros elétricos serão mais altos do que nos modelos a combustão. Com a possibilidade de aumentos nos custos de reparação, o setor de seguros também está se preparando para mudanças no futuro do mercado.
Assim, as seguradoras podem lançar planos com valores mais elevados para cobrir acidentes envolvendo carros elétricos. Em casos extremos, há o receio de que algumas seguradoras se neguem a cobrir determinados modelos, o que pode ser um problema no futuro.
O mercado de carros elétricos também está se tornando cada vez mais competitivo, como demonstra a pesquisa, o que representa desafios para startups menores. A Gartner alerta que essas empresas podem enfrentar dificuldades para vender diante das grandes montadoras.
Uma previsão da companhia sugere que cerca de 15% das startups fundadas desde a última década podem enfrentar falências ou serem absorvidas por empresas maiores até 2027. Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, ressalta que o setor está entrando em uma nova fase. Empresas com os melhores produtos e serviços serão essenciais para a sobrevivência nesse mercado.
“Isto não significa que o setor de carros elétricos venha mal. É simplesmente o começo de numa nova fase em que as empresas com os melhores produtos e serviços vencerão as restantes, revela Pacheco.
Além disso, a inovação nas linhas de produção, destacada por Pacheco, já está influenciando a mudança para uma fabricação mais barata, com a introdução de processos como a arquitetura centralizada de veículos.
É bastante possível que os carros elétricos dominem o mercado no futuro. Com o crescente foco na sustentabilidade e na redução das emissões de carbono, os carros elétricos estão ganhando popularidade rapidamente. Muitos países estão implementando políticas para incentivar a adoção de veículos elétricos, como subsídios, incentivos fiscais e restrições aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Além disso, os avanços na tecnologia de baterias estão aumentando a autonomia dos carros elétricos e reduzindo os custos de produção.
Embora os veículos de combustão interna possam não ser totalmente esquecidos, é provável que sua participação no mercado diminua significativamente à medida que os carros elétricos se tornam mais acessíveis e convenientes. No entanto, a transição completa para os veículos elétricos pode levar algum tempo devido a considerações como infraestrutura de recarga e a resistência de alguns consumidores à mudança.
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