Home DESTAQUE Pesquisa aponta que a indústria minimiza efeitos da extração de combustíveis fósseis, mas não prioriza a geração de energia renovável

Pesquisa aponta que a indústria minimiza efeitos da extração de combustíveis fósseis, mas não prioriza a geração de energia renovável

Recente pesquisa aponta que a indústria minimiza efeitos nocivos ao meio ambiente, mas não prioriza a "energia verde". Saiba mais!

by Veronica Stivanim
, indústria,combustíveis fósseis ,energia renovável, energia, petróleo, destaque,

Segundo uma pesquisa feita pelas empresas IFI e Digital Science, a inovação tecnológica está sendo utilizada com foco em minimizar os efeitos nocivos da indústria no meio ambiente, considerando o que já está produzido. Ou seja, a tecnologia atual não está surtindo o efeito de impedir que mais efeitos nocivos para a natureza sejam produzidos através da operação da indústria.

A indústria minimiza efeitos nocivos da extração de combustíveis fósseis, mas não prioriza a geração de energia renovável

De acordo com o resultado da pesquisa, o foco da indústria em extrair combustíveis fósseis é maior do que o objetivo de produzir energia renovável, o que é uma tendência inesperada dentro do setor de pesquisa e desenvolvimento.

Investimento em extração versus investimento em geração de energia verde

A categorização da pesquisa considerou as duas vertentes. Sendo assim, foi analisada a objetividade da indústria para a obtenção de petróleo, gás, água e outros materiais minerais. Ao passo que também a pesquisa considerou as ações efetivas para a redução de gases de efeito estufa, relacionando essas ações sustentáveis com o setor de energia elétrica.

Dessa forma, foi possível constatar que o investimento da indústria em novas tecnologias de perfuração é bem maior quando comparado ao investimento para uma operação sustentável. Especialistas apontam que o mercado de produção e desenvolvimento precisa de mais investimentos para ampliar as possibilidades necessárias para a emissão de carbono zero.

Embora muitas indústrias adotem medidas sustentáveis, esse investimento fica muito aquém quando comparado ao investimento da indústria em tecnologias para a perfuração terrestre na procura por combustíveis fósseis.

Energia limpa ou limpeza da energia nociva?

Segundo a análise, o setor industrial de energia busca proteção legal para a extração do combustível fóssil. Em contrapartida, os projetos sustentáveis buscam modificar os efeitos negativos da matriz energética atual. Esse fato sugere um investimento menor do que o esperado na utilização de fontes renováveis de energia.

Sendo assim, a partir da pesquisa realizada, é possível entender que o foco da indústria energética consiste na busca por tecnologias de perfuração  de combustíveis fósseis. Por outro lado, esse investimento é bem maior quando comparado com o investimento das empresas em energia renovável. 

Energias renováveis que se destacam na atualidade 

Contudo, embora em menor escala, as energias renováveis que são mais utilizadas pelas empresas do setor são: energia eólica, geotermal, hidrogênio verde e energia solar.

A busca por alternativas que possam tornar o ambiente mais sustentável dentro da realidade da extração de combustíveis fósseis não é um problema. O que pode se tornar um dado preocupante é o fato de que essa busca é maior do que o investimento das empresas para que essa extração ocorra de maneira sustentável.

O desafio da indústria atual

O interesse da indústria e a necessidade de uma matriz energética sustentável são assuntos debatidos por diversas grandes economias. Segundo o Acordo de Paris, diversos países possuem metas consideráveis para a redução da emissão de gás carbônico até o ano de 2050.

Por outro lado, ainda que com um investimento não tão elevado, o mercado de energia renovável tem se fortalecido de forma considerável.

Sendo assim, é necessário um equilíbrio entre os interesses industriais e a necessidade de manutenção do meio ambiente. Já que a indústria deve obter lucratividade, sem que esse fato ocorra em detrimento da natureza, talvez esse seja o maior desafio da indústria atual.

Veja também