Home ENERGIA Pernambuco receberá a primeira indústria de produção de E-metanol do Brasil

Pernambuco receberá a primeira indústria de produção de E-metanol do Brasil

Nova indústria chega ao Brasil! Pernambuco será produtora de E-metanol e promete revolução no mercado nacional.

by Marcelo Santos
Pernambuco receberá a primeira indústria de produção de E-metanol do Brasil

Na última sexta-feira (12), a governadora em exercício Priscila Krause anunciou a chegada de um investimento histórico para o estado de Pernambuco: a implantação da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. A iniciativa foi trazida por executivos da European Energy, uma renomada empresa dinamarquesa especializada em energia limpa, consolidada no país. Esse empreendimento será um marco no Complexo Industrial de Suape, localizado no Litoral Sul do estado, ocupando uma área de dez hectares e representando um investimento total de R$ 2 bilhões.

Projeto de E-metanol promete expansão da economia de energia limpa

Priscila Krause destacou a importância desse projeto para o desenvolvimento de uma economia limpa em Pernambuco, algo que tem sido uma prioridade para o estado. A instalação dessa indústria pioneira reforça o compromisso de Pernambuco com a transição energética, visando a máxima descarbonização possível em sua produção.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a chegada desse empreendimento representa mais um passo importante na transição rumo ao hidrogênio verde e outras tecnologias do futuro. O governo tem como prioridade atrair investimentos que possam contribuir para essa transição energética, plantando as sementes hoje para colher os frutos no futuro.

E-metanol uma alternativa sustentável produzida com base em hidrogênio verde

O e-metanol, produzido a partir de hidrogênio verde e dióxido de carbono de origem biogênica, é um combustível de baixo carbono com diversas aplicações industriais e como combustível, especialmente no transporte marítimo. A expectativa é que 100 mil toneladas de e-metanol sejam movimentadas pelo porto de Suape anualmente.

O início das operações da indústria está previsto para julho de 2026. O contrato de arrendamento da área no Complexo Industrial de Suape tem duração de 25 anos, com um valor total de R$ 33 milhões. Essa iniciativa não só contribuirá para a geração de empregos, mas também para melhorias no nível de complexidade dos produtos exportados por Suape.

Modelo dinamarquês adaptado para Pernambuco

O projeto em Suape segue o modelo da planta já em construção na Dinamarca. Os executivos da European Energy veem um grande potencial para essa indústria de hidrogênio verde e seus derivados em Pernambuco, destacando que o estado reúne todas as condições necessárias para o sucesso desse empreendimento.

Além da governadora em exercício Priscila Krause, estiveram presentes no encontro a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; o diretor de Desenvolvimento Industrial do Porto de Suape, Arthur Neves; e o diretor de Power-to-X, Américas, Ibéria e Austrália, Jaime Casasus-Bribian, entre outros representantes da empresa.

Essa iniciativa marca um importante avanço não apenas para Pernambuco, mas também para o Brasil, mostrando o potencial do país na adoção de tecnologias limpas e sustentáveis. Com a implantação da primeira indústria de produção de e-metanol, o estado reafirma seu compromisso com um futuro mais verde e sustentável.

Quais os benefícios da chegada da nova indústria de E-metanol para Pernambuco e o Brasil?

A chegada da indústria de produção de e-metanol não apenas impulsionará a economia de Pernambuco, mas também trará benefícios significativos para o Brasil como um todo. Além da geração de empregos diretos e indiretos, essa iniciativa promoverá o desenvolvimento tecnológico e a diversificação da matriz energética do país.

A instalação dessa indústria pioneira é um passo importante na transição energética do Brasil, uma vez que o e-metanol é um combustível de baixo carbono com potencial para substituir combustíveis fósseis em diversos setores, como transporte e indústria. Isso contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o cumprimento das metas de redução de carbono estabelecidas internacionalmente.

Além do investimento direto da European Energy, a instalação da indústria de produção de e-metanol em Pernambuco pode atrair outros investimentos relacionados à cadeia produtiva desse combustível verde. Isso inclui desde a produção de hidrogênio verde até a fabricação de veículos e equipamentos movidos a e-metanol.

Veja também