ENERGIA

Parques eólicos estão superando produção de energia das termelétricas no Brasil

Com as chuvas reabastecendo as barragens e a crescente frota de energia eólica, o Brasil está desligando suas termelétricas

Os parques eólicos brasileiros estão fornecendo a mesma quantidade de eletricidade que as usinas térmicas, e o rápido crescimento os coloca no caminho de ser a segunda maior fonte de energia do país depois da hidrelétrica, segundo os últimos números.

Segundo os dados mais recentes da Brazil Power Câmara de Comércio Exterior (CCEE), em maio os parques eólicos e as usinas termelétricas de combustíveis fósseis responderam por cerca de 8% da oferta à rede. A energia hidrelétrica representou 76% da oferta total, enquanto a biomassa e a energia solar fotovoltaica representaram 6% e 1%, respectivamente.

Apenas alguns anos atrás, a geração termelétrica representava 15% a 20% da oferta. O aumento vem como a capacidade instalada do vento atingiu 15GW em maio, um aumento de 15% em relação a 13,1GW no ano anterior. Fortes recursos eólicos e a contínua construção de novas capacidades contratadas nos concursos nos anos anteriores estão por trás do crescimento.

A CCEE disse que a 594 parques eólicos em operação geraram 6,4% a mais de energia na comparação ano a ano. Como as usinas hidrelétricas também aumentaram a produção depois que os reservatórios foram reabastecidos por chuvas pesadas e fora de época, a produção de energia elétrica térmica foi reduzida em 16% na mesma comparação.

Em termos de capacidade instalada, a termogênica responde por 24% do PIB do Brasil e por 9% do vento. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a capacidade eólica no Brasil continuará crescendo. Projeções indicam que até o final de 2019 serão adicionados outros 800MW, e em 2023 a base eólica total do Brasil chegará a 19,9MW.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

1 dia ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

1 dia ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

1 dia ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago