NOTÍCIAS

Paraguai se prepara para a construção da sua primeira fábrica de celulose com investimento de US$ 4 bilhões

O Paraguai está no caminho para se tornar um novo polo na indústria de celulose, com a iminente construção da primeira fábrica de celulose do país. Com um investimento estimado em impressionantes US$ 4 bilhões, a Paracel, uma empresa surgida da união de companhias de diferentes continentes, planeja iniciar a construção da fábrica em 2024, dando impulso a economia paraguaia e estabelecendo uma nova referência na produção de celulose.

Paracel conta com ativos florestais que abrangem mais de 185 mil hectares de terras

A Paracel, fruto da aliança entre o grupo paraguaio Zapag e o Girindus Investments da Suécia, tem o firme propósito de estabelecer-se como um protagonista na indústria de celulose. Com ativos florestais próprios que abrangem mais de 185 mil hectares de terras, a empresa está empenhada em explorar as vantagens da região de Concepción, Paraguai, para o cultivo de eucaliptos destinados à produção de celulose.

A fábrica de celulose planejada terá a capacidade impressionante de produzir 1,8 milhão de toneladas anuais de celulose kraft de eucalipto. Esses números visam atender a crescente demanda global por produtos de celulose, com destaque para o mercado europeu. As condições climáticas favoráveis da região, incluindo os regimes de chuvas, topografia plana e solos profundos, constituem uma base sólida para o cultivo e colheita de eucaliptos ao longo do ano.

Adiamento nas obras da fábrica de celulose

O projeto da fábrica de celulose não se isentou de desafios, a emissão de títulos públicos para financiamento atrasou o início das obras, contudo o presidente do Conselho de Administração da Paracel, Per Olofsson, recentemente declarou que a construção da fábrica está programada para começar em 2024. Essa notícia foi dada durante a 18ª conferência latino-americana da Fastmarkets Forest Products, realizada em São Paulo.

Para liderar essa empreitada audaciosa, a Paracel trouxe Flavio Deganutti como CEO, um profissional experiente no mundo dos negócios, com um histórico na Klabin. A experiência diversificada de Deganutti promete ser um ativo valioso para a expansão e consolidação da Paracel como uma força a ser reconhecida no cenário global.

Paraguai como um novo concorrente na indústria de celulose

A notável ascensão do Paraguai como um novo centro produtor de celulose coloca Mato Grosso do Sul diante de uma concorrência que poderá redefinir o panorama econômico da região. Enquanto o estado sul-mato-grossense já estabeleceu sua posição como um dos principais polos de produção de celulose no Brasil, com a produção atual chegando a 5 milhões de toneladas anualmente, a iminente inauguração da fábrica de celulose Paracel no Paraguai apresenta uma nova dinâmica.

O investimento bilionário e a capacidade de produção ambiciosa da Paracel poderiam impactar a demanda e os preços da celulose na região, exigindo adaptação e inovação por parte das indústrias sul-mato-grossenses para manterem-se competitivas nesse cenário em evolução.

O impacto da nova fábrica de celulose paraguaia

A fábrica de celulose da Paracel não apenas impulsionará a economia paraguaia, mas também criará uma nova rota competitiva na produção de celulose. Atualmente, o Paraguai se destaca com sua vasta área de florestas de eucalipto, que estão sendo plantadas com um cronograma ambicioso. A parceria da Paracel com o grupo austríaco Heinzel reforça ainda mais a posição do Paraguai na indústria de papel e celulose.

Com o investimento bilionário e a promessa de uma produção robusta de celulose kraft de eucalipto, a Paracel está preparada para moldar o panorama da indústria de celulose. A partir de 2027, quando a fábrica estiver em plena operação, a Paraguai assumirá um papel de destaque na produção mundial de celulose, estabelecendo-se como um importante ator nesse mercado em constante evolução.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Revolução tecnológica: Bateria elétrica brasileira pode mudar o futuro da aviação

Desde o surgimento dos carros elétricos, uma questão paira no ar: por que não temos…

10 horas ago

Vagas no setor de logística! Empresa contrata profissionais de todo o Brasil

Se você está buscando oportunidades profissionais na área de logística, fique atento às últimas vagas…

10 horas ago

Edital publicado! Universidade Federal mais de 30 vagas em programa de pós-graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou recentemente a abertura das inscrições para o processo…

11 horas ago

Oportunidade de carreira na marinha mercante: Concurso oferece 293 vagas para escolas de formação de oficiais

A Marinha Mercante abre as portas para uma nova geração de talentos com a publicação…

12 horas ago

UFCA oferece curso de especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social na modalidade EAD

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a abertura de inscrições para o curso de…

12 horas ago

Nova fábrica de telhas e painéis termoisolantes da Perfilor, joint venture da ArcelorMittal e Tekno, será construída em Santa Catarina

O município de Araquari, situado no litoral Norte de Santa Catarina, está prestes a receber…

12 horas ago