NOTÍCIAS

Panasonic venda suas ações da Tesla por quase US$ 4 bilhões

A Panasonic vendeu sua participação total na antiga empresa de baterias Tesla por aproximadamente ¥ 400 bilhões ($ 3,6 bilhões) porque pretende levantar dinheiro para financiar sua maior aquisição no exterior da história.

O conglomerado japonês, que tem uma empresa conjunta de baterias de US $ 5 bilhões com a Tesla em Nevada, disse que a venda não afetaria sua parceria com a fabricante americana de veículos elétricos.

No entanto, a transferência ocorre depois que a Panasonic deixou claro que quer reduzir sua forte dependência da Tesla e fornecer baterias para várias montadoras conforme a empresa muda para veículos elétricos para reduzir sua pegada de carbono.

O grupo japonês adquiriu 1,4 milhão de ações da Tesla por US $ 21,15 cada em 2010 por cerca de US $ 30 milhões. Durante os últimos 12 meses de março, o preço das ações da empresa foi de 80,9 bilhões de ienes, porém, de acordo com apresentação na sexta-feira, no início de março deste ano, essa participação foi reduzida a zero. O estoque da Tesla mais que quadruplicou nesses 12 meses. Ele fechou a US $ 679,82 na quinta-feira.

“O objetivo é avaliar estrategicamente o estoque, norteados pelos conselhos da empresa sobre governança corporativa”, afirmou a empresa por e-mail. “Isso não afeta a parceria com a Tesla e continuamos mantendo um bom relacionamento.”

Com o financiamento de 2010, Elon Musk transformou a Tesla de uma startup deficitária com dinheiro limitado no preço de US $ 655 bilhões da montadora mais lucrativa do mundo, quase 23 vezes o valor de mercado da Panasonic, mesmo depois que as ações fecharam 4,9% mais alta. na sexta.

Com a Panasonic sendo o único fornecedor de bateria para Tesla, o grupo americano começou a aumentar sua capacidade de bateria pessoal e a recrutar seus parceiros de compra LG Chem da Coreia do Sul e CATL da China para ajudar a aumentar as vendas brutas de baterias para seus veículos.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

BYD King entrega 1.200 km de autonomia e chega ao mercado brasileiro para competir com o Toyota Corolla

O mercado automotivo está prestes a receber uma nova proposta revolucionária com a chegada do…

1 dia ago

Exército Brasileiro abre inscrições para concurso público destinado a preencher 210 vagas

O Exército Brasileiro anunciou a abertura de um concurso público para preencher 210 vagas no…

1 dia ago

Indorama Ventures abre inscrições para dezenas de vagas sem experiência; participe do processo seletivo!

A Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em diversos mercados em…

1 dia ago

Nova bateria da CATL carrega 1 km por segundo e revoluciona totalmente a indústria global de automóveis

A gigante chinesa CATL, líder mundial na fabricação de baterias para veículos elétricos, acaba de…

1 dia ago

Vale e Caterpillar firmam parceria para descarbonização na mineração

A Vale, gigante da mineração, e a renomada fabricante de equipamentos pesados Caterpillar deram um…

2 dias ago

Petrobras adota estratégia polêmica: Reajustes nos combustíveis com um mês de atraso

Desde a mudança em sua política de precificação de combustíveis em maio de 2023, a…

2 dias ago