Energia: Você sabia que cientistas estão realizando um estudo para descobrir formas de criar os painéis solares transparentes para que sejam utilizados em janelas de moradias nos Estados Unidos?
Apesar de não ser um método tão eficaz quanto as placas sobre o teto, visto que a incidência de raios UV é menor, há a possibilidade de haver maior produtividade energética e ter uma boa economia ao final do mês. A principal vantagem deste tipo de placa é que ela não tem cor e é produzida por intermédio de um material super transparente.
Os cientistas que estão realizando este estudo afirmam que elas conseguem produzir ao menos 100 watts de energia, dependendo da quantidade que estiverem dispostas na residência e local. Os painéis transparentes conseguem bloquear uma parte da entrada de raios solares dentro de casa, que podem estragar móveis e causar superaquecimento dentro da residência. A produção energética também se dá pela arrecadação de eletricidade local.
Também conhecidas como persianas solares, poderão ser instaladas tanto dentro quanto fora da casa ou apartamento, tendo a melhor exposição quando estão localizadas na parte externa. E, como a tecnologia já vem fazendo parte do dia a dia de muitos cidadãos, é importante salientar que permite haver o controle produtivo e gasto por intermédio de um aplicativo.
Estes painéis são mais sensíveis que os fotovoltaicos. Ou seja, conseguem garantir a arrecadação de energia durante a noite, quando apenas a luz está ligada. A produção de energia ocorre com ao menos 10% de exposição à iluminação.
Além disso, são menos afetados com as sombras que podem impedir que a folha do painel receba a exposição direta dos raios UV.
Estes painéis contam com tolerância maior de calor. Deste modo, não requer que haja a ventilação por causa da temperatura. Quanto maior a temperatura, melhor tende a ser a eficiência rígida por esta placa transparente.
Tendo o vidro laminado para centralizar os raios UV do sol, os painéis conseguem alta produtividade ao mesmo tempo que são fortes e resistentes. Apesar de não serem tão comuns no Brasil, devem chegar ao mercado dentro de alguns anos: agora, estão em fase de testes em países como Estados Unidos, onde as placas para produção de energia solar são desenvolvidas.
Energia solar é uma forma de sair da crise energética mundial
O uso de energia solar vem sendo uma forma utilizada por vários países e empresas de grande porte para fugir da crise energética enfrentada em escala mundial no ano de 2022. Os investimentos no setor estão cada vez mais em conta com possibilidades, inclusive, de financiamento em até 5 anos.