A startup italiana Levante está com uma grande aposta para o mercado de energia renovável do futuro: um painel solar dobrável de origami. O produto foi desenvolvido para facilitar o transporte e permitir uma produção energética limpa em locais de difícil acesso. Os fundadores da startup desenvolveram o projeto pensando, inicialmente, em acampamentos em locais remotos.
Strartup italiana Levante inova no mercado de energia renovável e desenvolve painel solar dobrável de origami para facilitar a produção energética limpa
Um novo painel solar que se dobra como um origami pode tornar mais fácil e mais acessível para as pessoas gerarem sua própria energia limpa. O painel, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores italianos da startup Levante, é feito de um material flexível que pode ser facilmente transportado e desdobrado. O painel é feito de células de silício, dispostas em um padrão que lembra as dobras de um guindaste de origami.
Quando a luz solar atinge o painel, as células a convertem em eletricidade. A eletricidade pode então ser usada para alimentar dispositivos ou armazenada em uma bateria para uso posterior. O painel solar ainda está em fase de protótipo, mas a greentech Levante acredita que ele tem potencial para revolucionar a forma como se gera energia renovável atualmente. Isso, pois o produto é pequeno e leve, tornando-o ideal para uso em áreas remotas ou em acampamentos.
Esse foi o norte do projeto dos fundadores da Levante, Sara Plaga e Kim-Joar Myklebust, que adoravam acampar e queriam levar uma energia limpa aonde iriam. Além disso, esse é um produto relativamente barato, tornando-se uma opção acessível para pessoas que desejam mudar para a energia solar. Atualmente, os pesquisadores trabalham para melhorar a eficiência do painel e torná-lo ainda mais durável.
Os painéis solares dobráveis foram submetidos a testes para avaliar o fornecimento de energia limpa em condições de isolamento. Os estudos foram realizados por Dan e Kika, um casal que possui um canal no YouTube com mais de 400 mil inscritos. Esses testes vão garantir os caminhos que a Levante irá traçar para aprimorar o projeto do painel solar e torná-lo ainda mais eficiente.
Painel solar dobrável de origami da startup Levante garante fortes benefícios de transporte e produção de energia renovável
O painel solar de origami da Levante oferece uma série de vantagens em comparação aos painéis solares convencionais. Sua característica dobrável e leve facilita o transporte e a implantação, tornando-o altamente prático. Outro ponto é a sua eficiência na conversão da luz solar em eletricidade, que é elevada, garantindo um aproveitamento máximo da energia disponível.
A empresa afirma que “os painéis solares de origami dobráveis são fabricados na Itália e compreendem células de silício monocristalino com 23,4% de eficiência de conversão. Quando os painéis solares estão abertos e expostos ao sol o dia todo, eles podem gerar energia para os aparelhos na caravana ou barco com uma estimativa de 38 horas para uma geladeira, 27 horas para um laptop, quatro horas para um ar-condicionado, e uma hora e meia para um fogão de indução”, continua a equipe.
Além disso, sua durabilidade permite suportar condições climáticas adversas, tornando-o altamente confiável e resistente. Quanto à sua produtividade, Plaga e Myklebust afirmam que os painéis solares de origami que desenvolveram são incrivelmente fáceis de implantar e continuam a gerar eletricidade mesmo quando dobrados.
Surpreendentemente, quando estão na posição dobrada, esses painéis têm a capacidade de absorver ainda mais energia e, dependendo das condições, podem até produzir eletricidade adicional. Os fabricantes afirmam que esses painéis podem gerar entre 330 watts e 500 watts de energia. Mesmo quando dobrados, esses dispositivos ainda conseguem gerar uma quantidade significativa de energia, em torno de 50 watts/hora.
Dessa forma, o painel solar de origami da startup italiana Levante pode tornar a energia solar mais acessível para pessoas em todo o mundo, contribuindo para uma produção mais democrática de energia renovável.