Os investimentos em capacidade de energia renovável global aumentaram 2%, para US $ 303,5 bilhões (EUR 248,5 bilhões) em 2020, mas mais dinheiro precisará ser canalizado para a transição de energia limpa se o mundo quiser atingir as metas líquidas zero, disse a empresa de serviços profissionais EY na terça-feira.
Em seu relatório semestral, o Índice de Atratividade de Energia Renovável da EY (RECAI), a empresa estima que mais US $ 5,2 trilhões de investimento são necessários, convocando investidores institucionais a desempenhar um papel no financiamento.
O número está em linha com as estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), que em seu próprio relatório divulgado na terça-feira, projeta o total de investimentos anuais em energia para crescer para US $ 5 trilhões até 2030.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) deste ano deve ser uma oportunidade para fechar a lacuna entre o que os governos prometeram fazer e o que foi feito até agora, disse a EY.
“Nenhum país ou organização pode fazer isso sozinho. Precisamos de colaboração entre os ecossistemas da indústria, regiões geográficas e governos, aproveitando o poder da tecnologia para acelerar a transformação do mundo para um futuro mais sustentável “, acrescentou Carmine Di Sibio, presidente e CEO global da EY.